sábado, 31 de março de 2018

PSB perderá a deputada Larissa Rosado

MUDANÇA
 Resultado de imagem para larissa rosado

A deputada estadual Larissa Rosado e sua mãe, a vereadora Sandra Rosado, vão pedir desfiliação do PSB e ingressar no PSDB. O partido tucano é presidido no Rio Grande do Norte pelo Presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira.

A sigla esta semana recebeu a filiação do ex-governador Geraldo Melo, que pretende disputar o Senado, após o PMDB (MDB) ter lhe negado espaço para disputar a eleição.

 (Macaíba no Ar)

Agricultor morre vitima de colisão moto com animal na BR 405 em São Francisco do Oeste

SÃO FRANCISCO DO OESTE/RN
Imagem

O acidente aconteceu no final da noite de ontem, 30 de março, na saída da cidade de São Francisco do Oeste para Itaú, na BR 405.
Segundo informações, por volta das 23h40min, o agricultor Francisco Fagno Pereira da Silva de 36 anos de idade, saia da residência de seus pais na cidade de São Francisco do Oeste, em direção a sua residência no Assentamento Santa Helena e teria colidido sua motocicleta com um cavalo. O agricultor morreu na hora. O animal teve uma das pernas decepadas com o impacto, mas permaneceu vivo.
A policia militar da cidade atendeu a ocorrência e fez o isolamento do local do acidente para os procedimentos das equipes da Policia Rodoviária Federal e do Instituto técnico-Cientifico de Pericia, “Itep” Unidade regional de Mossoró, para onde o corpo foi removido para exames de necropsia.
 (OCâmera)

73º Homicídio em Mossoró 2018: Condenado a 14 anos e 8 meses de prisão por roubo é brutalmente assassinado na região das Malvinas

MOSSORÓ/RN
 Imagem


 Imagem

 Imagem

 Imagem

Um crime de homicídio com requintes de crueldade, foi registrado na manhã desta sexta feira 30 de março de 2018, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte.

Um homem identificado como Elias Junio da Silva “Junio Barroada”, 39 anos de idade, morador da Rua Vicente Leite no bairro Planalto 13 de Maio, presidiário foragido da justiça com mandado de prisão em aberto, foi encontrado morto, em uma estrada de barro entre o Conjunto Geraldo Melo e o Dom Jaime Câmara.

A vítima, que estava com as mãos amarradas para trás, apresentava perfurações na cabeça provocadas por tiro e faca e teve as pernas cortadas e o pescoço degolado.

Vários curiosos compareceram no local, mas ninguém reconheu a vítima, que não portava documentos de identificação. O Homem tem várias tutuagens pelo corpo, inclusive algumas com nomes de pessoas, como Moisé, Patrícia. Uma delas com a frase: Amor só de Mãe.

O corpo foi encontrado por volta das 07h30min. Populares que passavam no local ao avistar o homem no meio da estrada, acionaram a Polícia Militar através do 190. A VTR dos cabos Peixoto e saldanha foram ao local e passaram a isolar o corpo até a chegada das equipes do ITEP e da Delegacia de Plantão.

O perito criminal Otávio Domingos, acredita que a vítima tenha sido morta durante a madrugada em outro local e dosovada na estrada carroçável onde o corpo foi encontrado.  No local, os criminosos escreveram na areia a sigla SDC e o código da facção criminosa Sindicato do Crime 1814.

Após os trabalhos da perícia criminal, o corpo de Elias Junio da silva foi encaminhado a sede da Unidade Regional do ITEP para ser necropsiado e será liberado após a familia comparecer ao órgão com a documentação da vítima.

Com mais um crime de homicídio, registrado em Mossoró, a cidade passa a contabilizar 73 assassinatos no ano de 2018. O caso será investigado pela Divisão de Homicídios (DHPP)

Elias cumpria pena de 14 anos e 8 messes, por roubo na Penitenciária Mário Negócio em Mossoró, mas estava foragido da unidade e de acordo com o Banco nacional de mandados, ele estava com mandado de prisão em aberto, expedido pela Juiza Cinthia Cibele Diniz De Medeiros da Vara de Execução Penal da Comarca de Mossoró.

(Fim da Linha)

Criminosos invadem casa e matam empresário em Governador Dix-Sept Rosado

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO/RN
 
 O empresário José Rafael Pereira de Mora foi morto a tiros nesta madrugada

O empresário José Rafael Pereira de Moura, 36 anos, foi morto a tiros na madrugada deste sábado, 31, dentro de casa. O crime aconteceu por volta das 02h no município de Governador Dix-Sept Rosado. As informações são do O Câmera

Segundo informações, bandidos fortemente armados invadiram a residência do empresário procurado por dinheiro e arma. O bando revirou toda a casa e chegaram a abrir um cofre, mas não encontrou nada.

José Rafael estava na companhia de sua namorada e teria dito que não tinha dinheiro e nem arma em casa. Ele não teria reagido a ação, mas foi executado pelos criminosos com tiros de revólver calibre 38, pistola 380 e de escopeta. O homem foi morto ao lado do cofre. A mulher que estava na casa nada sofreu.

Após a ação criminosa, os bandidos fugiram do local com o carro da vítima e abandonaram o veículo na região do Papoco em Mossoró.

(OCâmera)

Reajuste de até 2,84% no preço de medicamentos passa a valer a partir deste sábado. A adequação autorizada pelo governo federal foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira, 29, em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

AUMENTO
 
 A cada ano, o governo define um valor para o reajuste

Começa a valer a partir deste sábado, 31, a alta de 2,84% no preço dos medicamentos vendidos com receita. A adequação autorizada pelo governo federal foi publicada na edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira, 29, em resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed).

A cada ano, o governo define um valor para o reajuste. Em 2018, será de 2,09%, 2,47% ou 2,84%, dependendo do medicamento. Os índices ficaram abaixo da inflação de 2017, que foi de 2,95%.

Isso não provoca aumentos automáticos nem imediatos nas farmácias e drogarias, de acordo com o Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo). Segundo a entidade, cerca de 13 mil tipos de medicamentos disponíveis no mercado devem ser atingidos pelo reajuste.

(DOU) 

Devido excluir Rosalba da reeleição em 2014, Agripino perde apoio da prefeita de Mossoró em 2018. Rosalba Ciarlini (PP) não irá participar da campanha de José Agripino (DEM), que tenta renovar mais um mandato para o Senado Federal

ELEIÇÕES 2018
 
 Hoje, são fortes os rumores de que Rosalba Ciarlini e o marido dela, Carlos Augusto Rosado, irão trabalhar pela derrota de José Agripino nas eleições deste ano

Informações de bastidores dão conta de que a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini (PP), não irá participar da campanha de José Agripino (DEM), que tenta renovar o mandato no Senado Federal.

Segundo informações obtidas pelo jornal Agora RN, pesa contra o senador democrata a retirada do suporte do Democrata para a campanha de reeleição ao Estado de Rosalba Ciarlini, em 2014, algo visto por ela como traição. Sem apoio, ela se viu impossibilitada de participar da disputa.

A medida serviu para a atual prefeita de Mossoró trocar o DEM pelo PP.

Como retaliação, ainda em 2014, Rosalba trabalhou – nos bastidores – para fortalecer a campanha de Robinson Faria na região Oeste do Rio Grande do Norte. A atuação dela foi um dos pontos de virada da disputa daquela eleição, e determinou a derrota do então candidato Henrique Alves (PMDB), que tinha o apoio do senador José Agripino.

Hoje, são fortes os rumores de que Rosalba Ciarlini e o marido dela, Carlos Augusto Rosado, irão trabalhar pela derrota de José Agripino nas eleições deste ano.

(AgoraRN)

Polícia registra 54 furtos e roubos de veículos em menos de 12h na Grande Natal. Número é quase o dobro da média diária de ocorrência desse tipo de crime em todo o estado do Rio Grande do Norte

INSEGURANÇA
 Dois assaltantes levaram um carro que estava parado próximo a uma gráfica na Zona Norte de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
 Dois assaltantes levaram um carro que estava parado próximo a uma gráfica na Zona Norte de Natal (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi) 

A Polícia Civil registrou 54 roubos e furtos de veículos entre a noite desta quinta-feira (29) e a manhã desta sexta (30) na Região Metropolitana de Natal. O número é quase o dobro da média diária de ocorrência desse tipo de crime em todo o estado do Rio Grande do Norte, que é de 23 casos. 

De acordo com o que informou a polícia, 29 casos foram registrados na Delegacia de Plantão da Zona Norte e os outros 25 na Delegacia de Plantão da Zona Sul. 

Uma dessas situações aconteceu no bairro Soledade, na ZN. Um jovem e sua avó foram abordados por dois assaltantes enquanto aguardavam a mãe dele, que estava em uma gráfica. A ação foi filmada por uma câmera de segurança. 

Dois criminosos se aproximaram do veículo e anunciaram o assalto, apontando uma arma para as vítimas. Os dois fugiram no automóvel e um homem ainda tentou impedi-los de escapar, atirando contra o carro. O veículo foi encontrado alguns quarteirões mais à frente. Ninguém foi preso. 

A idosa que foi abordada pelos bandidos foi levada pelos familiares para o interior, por medo da insegurança. Ela passou mal durante o assalto e foi socorrida por pessoas que moram próximas ao local em que aconteceu o crime. 

 (Por Kleber Teixeira, Inter TV Cabugi)

Veja como consultar IPVA, multas, licenciamento e situação da CNH no Detran/RN. Procedimentos podem ser realizados pelo site do Departamento de Trânsito.

INTERNET
 Procedimentos e emissão de boletos podem ser feitos pelo site do Detran/RN (Foto: Reprodução/site Detran)
 Procedimentos e emissão de boletos podem ser feitos pelo site do Detran/RN (Foto: Reprodução/site Detran) 

Os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), emplacamento de carro, licenciamento e IPVA dos veículos do Rio Grande do Norte podem ser feitos através do site do Detran/RN. O G1 explica a seguir como é possível realizar esses procedimentos sem sair de casa.

IPVA

A emissão de boletos para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e também do licenciamento é um dos serviços que pode ser realizado no site. É só ir até a aba “Consulta de veículos e boletos” e colocar o Renavam e a placa do carro, que serão solicitados na página.

Licenciamento

Apesar de manter o valor do IPVA, o estado aumentou a taxa do licenciamento anual de veículos, pago ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no início do mês reajustou o valor de R$ 60 para R$ 90. O licenciamento tinha o mesmo valor desde 2005, segundo o órgão. Outras taxas também sofreram aumento. O calendário do licenciamento também pode ser conferido no site.

CNH

As consultas sobre a Carteira Nacional de Habilitação também ser realizadas através do site do Departamento Estadual de Trânsito. Basta acessar a aba "Consultas Pessoais e Boletos" e, em seguida, informar o CPF ou CNPJ, além do número da CNH. Por lá também é possível verificar as multas registradas na carteira e toda a situação do condutor junto ao Detran. 

Na aba "Habilitação de Condutores" é possível ainda conseguir informações sobre pré-requisitos para dar entrada no processo de obtenção da CNH, bem como sobre outras questões relacionadas à carteira de habilitação, como a adição de categorias. 

 (Por G1 RN)

Família procura por menina de 12 anos desaparecida em Natal. Garota foi vista pela última vez na quarta-feira (28), na Zona Norte da cidade.

DESAPARECIDA
 Yasmin Lorena de Araújo tem 12 e está desaparecida desde a quarta-feira (28), em Natal (Foto: Arquivo da Família/cedida)
 Yasmin Lorena de Araújo tem 12 e está desaparecida desde a quarta-feira (28), em Natal (Foto: Arquivo da Família/cedida) 

Uma menina de 12 anos de idade está desaparecida desde as 13h da quarta-feira (28), quando foi vista próximo à casa onde mora, na Zona Norte de Natal. Os familiares da garota registraram um boletim de ocorrência na delegacia e seguem à procura dela. 

De acordo com a família, Yasmin Lorena de Araújo saiu de casa, na Rua José Acácio, na Redinha, para entregar um dinheiro a uma vizinha a pedido da mãe. A mulher que receberia o dinheiro reside em uma rua perto da casa de Yasmin e disse aos parentes da menina que ela sequer chegou ao destino. 

A Polícia Militar informou que realiza buscas para tentar encontrar a garota. Os familiares pedem que quem tiver informações sobre o paradeiro de Yasmin Lorena entre em contato através do número de telefone 98725-7577. Quem preferir falar diretamente com a polícia pode utilizar o Disk Denúncia 181. 

(Por G1 RN) 

Rússia ordena a expulsão de diplomatas de diversos países. Desde o início da semana, oficiais e diplomatas russos estão sendo expulsos mundo afora em razão do ataque ao ex-espião Sergei Skripal no Reino Unido

PELO  MUNDO
 O presidente da Rússia, Vladimir Putin
 O presidente da Rússia, Vladimir Putin: país anunciou a expulsão de diplomatas de diferentes países (Alexei Druzhinin/Reuters)

A Rússia anunciou nesta sexta-feira, 30, a expulsão de diplomatas de diferentes países em retaliação de medidas similares adotadas por eles no início desta semana. A turbulência diplomática está ligada ao caso do envenenamento do ex-agente duplo russo Sergei Skripal, que aconteceu no Reino Unido no dia 4 de março.

Na manhã desta sexta, embaixadores de países como Alemanha, França, Polônia Austrália e Canadá foram vistos chegando um a um ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia na capital Moscou. De acordo com o ministro da pasta, foram convocados representantes de países que tomaram medidas “hostis” contra a Rússia e as respostas foram discutidas pelo próprio Putin com membros do Conselho de Segurança do país.

Nesta última quinta-feira, 29, a Rússia anunciou medidas retaliatórias específicas contra os EUA que incluem, além da expulsão de diplomatas, o fechamento do consulado americano na cidade de São Petersburgo. Há cerca de duas semanas, o país já havia anunciado a saída de diplomatas britânicos.

Desde que investigações da política britânica constataram que a substância usada no ataque contra Skripal era de um grupo de agentes nervosos fabricados pela Rússia, o Reino Unido e a comunidade internacional cobram explicações dos russos sobre o uso de armas químicas. Alegam que o ato, se confirmado, configura uma violação da Convenção de Armas Químicas, tratado internacional que regula o tema e do qual a Rússia é signatária.

As respostas dadas sobre o caso até o momento pelos russos foram vistas pela União Europeia e aliados foram vistas como insuficientes. Como retaliação, esses países vêm anunciando a expulsão de diplomatas russos e a redução das relações diplomáticas com o país. A Islândia, por exemplo, chegou a anunciar um boicote à Copa do Mundo que acontece em solo russo entre os meses de junho e julho.


(Por Gabriela Ruic, de EXAME, com agências internacionais)


Elas não param de chegar. Algumas já trabalhavam como profissionais do sexo lá na Venezuela. Outras acabaram de descobrir, no próprio corpo, a atividade que agora lhes tira da fome. Quando começaram a entrar no Brasil, atravessand... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2018/03/31/las-ochenta-venezuelanas-recorrem-a-prostituicao-nas-ruas-do-brasil.htm?cmpid=copiaecola

MST planejava atentado falso contra Lula desde janeiro. Inteligência paranaense monitorou articulações.Vítima de um atentado, Lula seria elevado à condição de mártir

ATENTADO?
 

Teoria da conspiração ou não, o fato é que no início de janeiro deste ano, o jornal O Paraná divulgou que uma fonte do MST teria revelado que o grupo de baderneiros estaria planejando um falso atentado à vida do ex-presidente petista, Luiz Inácio “Lula” da Silva. A matéria é do dia 7 de janeiro, portanto, anterior ao julgamento em segunda instância do ex-presidente no TRF4.

O objetivo do MST seria inundar Porto Alegre no dia do julgamento e falsamente atentar contra a vida de Lula, numa tentativa de incriminar os opositores e transformar o petista em mártir. Segundo o jornal, ainda, os serviços de inteligência da Paraná estavam a par das articulações, mas por motivos óbvios de segurança, não puderam revelar detalhes à reportagem. Além disso, os serviços de inteligência estavam monitorando de perto líderes petistas durante o período.

Na matéria do dia 7 de janeiro foram publicadas algumas das especulações a respeito do atentado.

“Vítima de um atentado, Lula seria elevado à condição de mártir (o que tem buscado incansavelmente País afora), tentaria manter sua “honra” inabalada e manter o discurso de golpe e ainda daria ao PT a “liberdade” de pôr outro nome na disputa, sem contar que tudo isso teria grande apelo emocional durante a campanha para assegurar a vitória nas urnas.

Outra análise vai ainda mais além, e lança no ar a seguinte questão: quanto o PT e os movimentos aliados ganhariam com a morte de seu grande líder perseguido pela elite brasileira?”

A matéria original foi arquivada pelo site Internet Archive, o que garante para os mais incrédulos que a notícia realmente foi publicada na data já mencionada, e não criada posteriormente pelo jornal e alterada para criar um falso precedente.


(Via: jornal da cidade online)

Corpo de Caroline Plescht é enterrado em Chapecó com honras militares. Caroline estava em férias com o marido no Rio Grande do Norte quando o casal foi baleado em uma pizzaria da zona Norte de Natal, na última segunda-feira

VIOLÊNCIA EM NATAL
 
 Corpo da policial militar Caroline Plescht, de 32 anos, foi enterrado em Chapecó, no Oeste catarinense

O corpo da policial militar Caroline Plescht, de 32 anos, foi enterrado em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na manhã desta sexta-feira, 30. A solenidade foi marcada por um grupo de policiais femininas que executou uma salva de tiros em homenagem à colega.

Caroline estava em férias com o marido na praia de Jenipabu, no litoral do Rio Grande do Norte, quando o casal foi baleado em uma pizzaria, na última segunda-feira, 26. O marido dela, o sargento da Polícia Militar Marcos Paulo da Cruz, de 43 anos, também foi baleado no mesmo roubo e está internado em Natal.

No velório no Centro de Eventos e no enterro no cemitério Jardim do Éden, policias de várias corporações e amigos estiveram presentes. Foram muitas homenagens, inclusive de pessoas que não conheciam Caroline, mas vieram dar apoio à família.

O marido dela só soube da morte na quarta, 28. Ele está internado no Hospital da Polícia Militar e teve um momento reservado na capela do hospital, em uma missa de corpo presente.

O voo que trouxe o corpo da soldado saiu de Natal às 3h desta quinta e chegou às 18h20. Vários carros da Polícia Militar fizeram um comboio para transportar o caixão até uma funerária, onde foi colocada a farda, já que era desejo de Caroline ser sepultada usando o uniforme de trabalho.

(AgoraRN)

Temer só escapou de ser preso nesta operação da PF porque tem Foro Privilegiado

ESCAPOU POR POUCO
 

 

O Palácio do Planalto avalia que a operação da Polícia Federal desta quinta-feira (26), que prendeu amigos e assessores de longa data do presidente, representa a escalada do cerco político que asfixia o governo e uma ampliação das investigações contra Michel Temer.

Nas primeiras horas da manhã, a PF prendeu o ex-assessor e amigo há mais de 50 anos de Temer, o advogado José Yunes, além do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi (MDB-SP) e do coronel João Baptista Lima Filho, muito próximo ao presidente.

VIAGEM A VITÓRIA – Apesar das notícias, Temer decidiu manter em sua agenda uma viagem a Vitória (ES) para a inauguração do novo aeroporto da cidade. A previsão é de que ele retorne a Brasília no início da tarde e se reúna com assessores para definir se é possível traçar uma nova estratégia política e jurídica diante dos acontecimentos.

O empresário Antônio Celso Grecco, dono da Rodrimar, empresa que atua no Porto de Santos e é investigada por supostos benefícios concedidos pelo governo Temer, também foi detido nesta quinta.

As prisões foram autorizadas pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), relator do inquérito que investiga o presidente por suposto recebimento de propina em troca de benefícios ao setor portuário.

OPERAÇÃO “ABSURDA” – A primeira reação dos auxiliares de Temer foi classificar a operação de “absurda” e analisá-la como uma forma de criar obstáculos para a possível campanha à reeleição do presidente.

Nos últimos dois meses, ele tem demonstrado disposição de disputar as eleições de outubro, porém, pontua com apenas 1% das intenções de voto, segundo o Datafolha.

Em um segundo momento, conforme as confirmações dos nomes dos detidos chegavam ao Planalto, ministros e assessores avaliaram que as investigações podem ultrapassar o âmbito do decreto dos Portos, editado no ano passado pelo governo, e alvo das apurações.

AMIGO YUNES – Yunes é citado no inquérito sobre o decreto que investiga Temer, assim como o ex-deputado e ex-assessor presidencial Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR) e um sócio e um diretor da empresa Rodrimar.

O coronel João Baptista Lima Filho também está citado, mas Wagner Rossi, por exemplo, aparecia somente na primeira investigação sobre o caso.

O inquérito apura se Temer praticou os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Editado em maio do ano passado, o decreto suspeito ampliou de 25 para 35 anos os prazos dos contratos de concessão e arrendamento de empresas que atuam em portos e permitiu que eles possam ser prorrogados até o limite de 70 anos.


(Fonte: www.noticiasbrasilonline.com.br)

Crime chocante! Adolescente mata advogada e tira selfie na cena do crime

CRUELDADE
 



AQUIDAUANA-MS (Correspondente) – O adolescente acusado de roubar e matar a advogada Clarinda Yamaura Tamashiro, mostrou requintes de crueldade pois teria ficado 8 horas ao lado do corpo da vítima e feito selfie na cena do crime. Fato aconteceu na manhã de quarta-feira (28), em Aquidauana/MS.

O menor que está preso é um velho conhecido da polícia por vários delitos cometidos. O autor teria roubado R$ 5 mil da vítima em dezembro do ano passado, e conhecia a rotina da advogada. Sobre a prática de crime sexual o delegado não descartou a possibilidade.


(Créditos Boca do Povo News E diretodasruas.com.br)

Esquema atribuído a aliados de Temer existe há 20 anos, diz Barroso. As hipóteses foram levantadas pela Polícia Federal

OPERAÇÃO SKALA
 Esquema atribuído a aliados de Temer existe há 20 anos, diz Barroso

Na decisão em que autorizou a prisão de pessoas ligadas a Michel Temer nesta quinta (29), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso citou suspeitas de que o esquema de pagamento de propina ao ex-presidente e seus aliados funcione há duas décadas. As hipóteses foram levantadas pela Polícia Federal.

De acordo com o ministro, há "indícios que demonstram a possibilidade de se estar diante de um esquema contínuo de concessão de benefícios públicos, em troca de recursos privados, para fins pessoais e eleitorais, que persistiria por mais de 20 anos no setor de portos, vindo até os dias de hoje". Barroso afirmou que, dos documentos colhidos na investigação, destaca-se planilha contábil em que aparecem as siglas MT, MA e L como recebedores de recursos das empresas Libra, Rodrimar e Multicargo.

Para ele, isso permite "supor sejam o excelentíssimo senhor presidente da República, Michel Temer, Marcelo Azeredo, presidente da Codesp [companhia Docas de São Paulo] entre 19995 e 1998, indicado por ele, e o amigo pessoal do senhor presidente João Batista Lima Filho".

O ministro determinou as prisões temporárias de 13 pessoas, entre elas Lima e o advogado José Yunes, ambos amigos de Temer. Também foram presos empresários dos grupos Rodrimar e Libra, do setor portuário, além de sócios da Argeplan, uma das empresas de propriedade de Lima.

Na decisão do STF, obtida pela reportagem, Barroso indica que o esquema sob investigação vai além da edição de um decreto relacionado ao setor portuário e também envolve benesses no setor de energia.  

No despacho, o ministro cita o "crescimento exponencial" da empresa Argeplan -pertencente ao coronel João Batista Lima Filho, amigo do presidente- como um dos fundamentos para a deflagração da operação Skala, da Polícia Federal, nesta quinta (29).

Barroso argumentou que a Argeplan teve um crescimento exponencial nos últimos 20 anos, recebendo R$ 160 milhões de um contrato com a Eletronuclear para as obras da usina de Angra 3. Há suspeitas de que a contratação só ocorreu por conta da ligação entre Lima e Temer, mediante favorecimento. A decisão cita depoimento do empresário José Antunes Sobrinho, investigado na Lava Jato.

"A obtenção [do contrato], segundo José Antunes Sobrinho, só teria ocorrido por ser a Argeplan ligada a Temer e precisou subcontratar a Engevix porque não tinha capacidade para o serviço", escreveu Barroso. 

Para a PF, segundo o ministro, a empresa do coronel "tem se capitalizado por meio de recebimento de recursos provenientes de outras empresas - as interessadas na edição do denominado decreto dos portos - e distribuído tais recursos para os demais investigados".

A Argeplan foi responsável por uma reforma na casa de uma das filhas do presidente, Maristela Temer. O caso foi revelado pela Folha de S.Paulo.  A decisão de Barroso também determina a intimação da arquiteta Maria Rita Fratezi, mulher de Lima, que foi responsável pela obra.

O ministro também citou depoimentos de Joesley Batista, um dos sócios da JBS, segundo os quais o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, aliado de Temer também preso nesta quinta, teria recebido um "mensalinho".

Além disso, acrescentou que o grupo Libra e pessoas da família Torrealba, que controla a empresa beneficiada com a medida provisória dos portos, teriam feito elevadíssimas doações eleitorais entre os anos de 2010 e 2014 para o PMDB.

"Tudo o que é relatado pela autoridade policial, e corroborado pela Procuradoria-Geral da República, impõe que se devam obter nesta investigação documentos que estejam na posse de pessoas físicas e jurídicas relacionados com os crimes investigados, bem como novos esclarecimentos de pessoas envolvidas nos fatos", afirmou Barroso.

A decisão data da última terça-feira (27). Inicialmente, a Polícia Federal havia requisitado ações de busca e apreensão, além de conduções coercitivas dos envolvidos. As coercitivas, no entanto, estão proibidas desde dezembro por uma liminar do ministro Gilmar Mendes do STF.

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entendeu que cabia determinar as prisões temporárias (até cinco dias) dos envolvidos, para viabilizar a coleta de depoimentos, sem a possibilidade de combinação de versões, e impedir a destruição de provas.

"Especificamente quanto às prisões temporárias requeridas, destaco que essa medida processual, excepcional e invasiva, tem como requisitos [...] ser imprescindível ao sucesso das investigações e à constatação de indícios de autoria ou participação nos crimes previstos na lei", justificou o ministro.

Ele destacou que o coronel Lima tem sido intimado a prestar depoimentos desde maio de 2017, sem comparecer, alegando problemas de saúde. 


(Com informações da Folhapress)
 

PT decide manter viagens de Lula mesmo após incidente no Sul. Próxima parada do ex-presidente será o Rio de Janeiro, na segunda-feira

VAI CONTINUAR
 PT decide manter viagens de Lula mesmo após incidente no Sul

 O ataque a tiros sofrido pela caravana do PT no interior do Paraná, na noite de terça-feira (27), fez o partido repensar as viagens de Lula pelo país. A interrupção delas chegou a ser cogitada, mas a decisão final, segundo o jornal Folha de S. Paulo, foi mantê-las.

 A próxima parada do ex-presidente ocorre no Rio de Janeiro, na próxima segunda-feira (2), para o lançamento da candidatura de Celso Amorim ao governo do estado fluminense.

(por Notícias Ao Minuto) 

Correligionário diz que ninguém segura eventual denúncia contra Temer se ela for robusta. O deputado Daniel Vilela (MDB-GO) foi indicado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara

BRASIL, POLÍTICA
 O deputado Daniel Vilela, do PMDB de Goiás (Foto: Agência Câmara)
 O deputado Daniel Vilela, do MDB de Goiás (Foto: Agência Câmara)

Indicado para presidir a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Daniel Vilela (MDB-GO) disse a EXPRESSO que ninguém será capaz de segurar eventual nova denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer se ela for consistente e robusta, após ser questionado sobre a operação Skala, que prendeu amigos de Temer, e se, de fato, assumirá a comissão. Há rumores de que ele poderia ceder o lugar para algum deputado mais próximo do presidente.

Vilela disse ter sido indicado para a função pelo líder do MDB na Câmara, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), cujo pai, Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura, foi preso na operação deflagrada nesta quinta-feira (29).


(NonatoViegas/Época)

Policial militar é morto durante ataque de criminosos em Rocha Miranda/RJ. PM foi levado para o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, mas não resistiu. Outro policial ficou ferido no ataque. Número de policiais mortos este ano no Rio chega a 31

NOITE TRÁGICA NA ZONA NORTE DO RIO DE JANEIRO
 Cabo Raphael de Oliveira
 Cabo Raphael de Oliveira - Reprodução

Rio - Um policial militar levou um tiro na cabeça e morreu, na noite desta sexta-feira, após ser ferido durante patrulhamento na Avenida Martin Luther King, esquina com a Rua Professor Sá Lessa, em Rocha Miranda, na Zona Norte. De acordo com o Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, para onde o cabo Raphael de Oliveira Monteiro foi levado, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Médicos tentaram reanimá-lo, em vão. A morte foi constatada às 19h20.

O cabo Bruno Marazo também foi atingido no ataque. Ele foi ferido por estilhaços no braço e na mão, e não corre risco de vida. De acordo com a Polícia Militar, os PMs se depararam com bandidos em motocicletas quando foram atacados. A viatura em que eles estavam teve um dos pneus furados pelos tiros e os policiais acabaram baleados e socorridos por uma viatura do 9°BPM (Rocha Miranda) que passava pelo local. Os praças foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rocha Miranda, mas acabaram transferidos para o Albert Schweitzer. 

Raphael era casado e deixa um filho de quatro anos. Ainda não há informações sobre o horário e o local do sepultamento. Com este caso, o número de policiais mortos este ano no estado do Rio chega a 31.

Homenagem a colega morto

No dia 8 de dezembro, Raphael fez uma homenagem para cabo Eduardo Deniz da Silva, da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Arará/Mandela, que morreu após ser baleado no peito. Silva estava na Avenida Dom Hélder Câmara, na Zona Norte do Rio, quando foi ferido durante uma tentativa de abordagem.

Na publicação Raphael escreveu: “Foi um grande prazer te conhecer e conviver ao seu lado, meu irmão. Por destino e vontade de Deus você partiu na frente. Em breve estaremos juntos de novo”.

Por Rafael Nascimento/oDia) 

Lancha atropela e mata duas pessoas em Ilha Grande no Rio De Janeiro.Condutor da embarcação que atropelou os banhistas foi encaminhado para a delegacia

TAMBÉM HÁ DOIS FERIDOS; CONDUTOR FOI PRESO
 Acidente com lancha em Ilha Grande deixou dois mortos e dois feridos
 Acidente com lancha em Ilha Grande deixou dois mortos e dois feridos - Reprodução Redes Sociais

Rio - Uma lancha atropelou quatro pessoas por volta das 12h desta sexta-feira na localidade Lagoa Azul, em Ilha Grande, no Sul Fluminense. Alexandre da Silva Barros, 43 anos, e Walquiria de Almeida Barros, 29, morreram por conta do incidente. As outras vítimas, Natacha de Oliveira Soares, 28, e Camila Martinez Precoma, 30, foram socorridas para o Hospital Geral de Japuíba. As duas tiveram um dedo do pé direito amputados, além de cortes nas pernas.

As vítimas eram de Campos do Jordão, no interior de São Paulo, e tinham saído em um passeio de saveiro a partir da Vila do Abraão, em Ilha Grande. O saveiro parou na Lagoa Azul, para que os turistas pudessem nadar no mar. Foi quando a lancha os atropelou.

O condutor da embarcação que atropelou os banhistas foi encaminhado para a 166ª DP (Angra dos Reis). De acordo com a Polícia Civil, em depoimento, João Tiago do Nascimento Guimarães alegou que ocorreu um defeito na lancha e ela acelerou, atingindo as vítimas. Ainda segundo a polícia, o homem foi preso e autuado pelos crimes de duplo homicídio culposo e dupla lesão corporal.

Já a Marinha informou que o condutor da lancha foi submetido ao teste de alcoolemia e que não foi detectado traços de ingestão de bebida alcoólica. A instituição também afirmou que notificou o condutor, apreendeu a embarcação para perícias e reteve o documento de habilitação do suspeito para averiguações. "As causas e responsabilidade pelo acidente serão apuradas por meio de inquérito instaurado pela Marinha do Brasil", disse a corporação em nota.

Por Karilain Areias/oDia) 

sexta-feira, 30 de março de 2018

Delegado afirma: "Criminosos mortos em Mãe Luiza não tinham relacão com o caso Caroline." Seis suspeitos armados conseguiram fugir durante cerco policial; O local seria esconderijo dos autores do crime

POLÍCIA
 

A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa ainda continua de forma ininterrupta investigando a morte da soldado da PM Caroline Pletcsh, assassinada durante um assalto na noite do dia (26). A equipe que apura o caso já trabalha com alguns suspeitos, mas descartou o envolvimento dos dois criminosos mortos durante em Mãe Luiza, na manhã desta quinta-feira, com o crime.

Os policiais do Batalhão de Policamento de Choque acreditam que os suspeitos da morte da PM estavam no grupo que conseguiu escapar durante o confronto, na quinta-feira. "Todos os criminosos estavam armados e aparentemente protegendo comparsas que se escondiam no local, relatou um oficial da unidade que preferiu não ser identificado".

O delegado Rysklyft Factore, que preside o inquérito que investiga a morte de Caroline, disse na manhã desta sexta-feira (30), que já trabalha com suspeitos, mas deve manter as informações em sigilo em nome da integridade das investigações. "Estamos em campo desde cedo, colhendo dados e depoimentos para legitimarmos algumas suspeitas fortes. Estamos trabalhando com afinco e em breve prenderemos todos", disse.

Factore ainda informou que os criminosos mortos em Mãe Luiza não tem relação com o caso, mas não descartou a possibilidade da denúncia recebida e apurada pelo BPChoque está correta. O delegado reforça que a participação da população é muito importante no tocante a informações, os números 181 e 3232 1195 estão disponíveis.

(Sérgio Costa/Portal Bo)

Vereadores de Jucurutu perdem prazo para votar projeto que doa terreno para IFRN. Projeto de Lei para implantação do campus Jucurutu não tem data para ser votado. Alguns vereadores não querem que o instituto funcione no bairro escolhido.

JUCURUTU/RN
 Terreno escolhido pela equipe técnica do IFRN para instalação do campus Jucurutu (Foto: Alan Amaral )
 Terreno escolhido pela equipe técnica do IFRN para instalação do campus Jucurutu (Foto: Alan Amaral )
 Alguns vereadores de Jucurutu não querem que o IFRN funcione no bairro escolhido. (Foto: Alan Amaral )
 Alguns vereadores de Jucurutu não querem que o IFRN funcione no bairro escolhido. (Foto: Alan Amaral ) 

Um impasse político pode comprometer a construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. O prazo de votação do projeto que determina a área para a obra já foi excedido, e não tem data prevista para essa definição. 

O problema é em relação ao terreno indicado para a instalação da unidade. Alguns vereadores não querem que o IFRN funcione no bairro escolhido. 

De acordo com a assessoria de comunicação da reitoria do IFRN, uma equipe técnica do instituto foi ao município entre os meses de fevereiro e março deste ano para conhecer quatro possíveis terrenos para a instalação do campus da cidade. 

A equipe avaliou como melhor opção o espaço de cerca de 49 mil m² localizado no bairro Freitas. Com isso, foi enviado um ofício à Prefeitura de Jucurutu com a análise realizada, solicitando a doação da referida área. O Município encaminhou a proposta como projeto de lei para o parecer da Câmara Municipal, que até o momento não confirmou a doação. 

A comissão que analisa o projeto é formada por três vereadores. De acordo com o relator, Alan Amaral (PSD), o projeto não foi apresentado ainda aos demais parlamentares da câmara porque os outros dois representantes da comissão querem que o campus seja instalado em um terreno que pertence à presidente da Câmara, a vereadora Paula Torres (PT). 

O vereador explica que o projeto está com a comissão há mais de 20 dias e que o prazo para a votação encerrou na última terça-feira (27). "Só vai ser votado quando eles (os outros dois vereadores da comissão) quiserem. Estão atropelando o regimento da câmara", afirmou. 

Ainda segundo o vereador, o terreno que é da presidente, que seria doado para a construção do campus, foi vistoriado pela equipe técnica, mas não foi escolhido. "Ele fica numa zona rural, distante cinco quilômetros do centro de Jucurutu. Já o do bairro Freitas é na área urbana e fica próximo a outros municípios da região", disse ele. 

O G1 entrou em contato, na manhã desta quinta-feira (29), com a presidente da câmara, mas ela alegou não poderia falar sobre o assunto naquele momento, pois estava de plantão no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde é funcionária. "Eu trabalho aqui e tem vários cadávares. Não posso falar agora", disse ela, informando o contato do presidente da comissão, o vereador Fagner Brito (PSB), conhecido como Faguin. Ele, por sua vez, não atendeu as ligações. 

O G1 retornou o contato com a presidente no período da tarde, mas ela disse que não ia comentar o caso. "Eu estou trabalhando agora. Isso é coisa de politicagem. Eu não vou falar não", finalizou. 

O G1 também entrou em contato com o vereador integrante da comissão Willame Lopes (PSDB), conhecido como Nego do Povo, e com o prefeito da Jucurutu, Valdir Medeiros (PROS), mas as ligações não foram atendidas.

Unidade provisória

Além do terreno, a equipe técnica do IFRN escolheu o local onde vai funcionar a unidade provisória da unidade de ensino, que foi a Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros Durante. Mas, para prosseguir aos processo de instalação, o instituto espera a definição da prefeitura. 

“Não podemos iniciar o funcionamento provisório sem antes termos a garantia do espaço definitivo e dos recursos para a construção da unidade. De acordo com informações divulgadas pela mídia, o atual ministro da educação poderá sair a fim de concorrer a cargo eletivo nas eleições deste ano. Caso isso se concretize, nossa preocupação é se o próximo ministro ou ministra manterá a aprovação da nova unidade do Instituto”, explicou o reitor Wyllys Farkatt. 

O projeto do IFRN para o campus Jucurutu é que ele oferte inicialmente cursos técnicos subsequentes (cursos profissionalizantes voltados a estudantes que já concluíram o ensino médio) e de Form.2018, no espaço provisório (Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros). 

(Por Lucas Cortez, G1 RN)

Chuvas rompem tubulações e abrem crateras em Natal e Parnamirim. Em Natal, buraco foi aberto em meio ao calçamento na rua Felipe Camarão, no bairro Igapó. Em Parnamirim, cratera levou parte de uma rua na praia de Pirangi.

CRATERAS EM NATAL
 Na praia de Pirangi, em Parnamirim, cratera aberta pela força das águas levou parte da Rua Omar Batista de Lima embora (Foto: Bruno Trajano)
  Na praia de Pirangi, em Parnamirim, cratera aberta pela força das águas levou parte da Rua Omar Batista de Lima embora (Foto: Bruno Trajano) 

As chuvas que caem sobre a Grande Natal nos últimos dois dias vêm causando estragos. Em Natal e Parnamirim, pelo menos duas crateras foram abertas em razão da força das águas, que forçaram o rompimento de tubulações. Até o momento só há registro de danos materiais.

 Moradores da Rua Omar Batista de Lima também ficaram assustados com os estragos causados pelas chuvas (Foto: Bruno Trajano)
 Moradores da Rua Omar Batista de Lima também ficaram assustados com os estragos causados pelas chuvas (Foto: Bruno Trajano)

Em Parnamirim, o estrago foi na praia de Pirangi. A enxurrada levou parte da Rua Omar Batista de Lima embora. O lugar é conhecido como 'buraco da velha'. Ninguém ficou ferido, mas a vizinhança ficou assustada. 

 Na Zona Norte de Natal, cratera foi aberta no meio da rua Felipe Camarão (Foto: Defesa Civil de Natal/Cedida)
 Na Zona Norte de Natal, cratera foi aberta no meio da rua Felipe Camarão (Foto: Defesa Civil de Natal/Cedida)

Já na Zona Norte de Natal, um enorme buraco foi aberto no meio da Rua Felipe Camarão, no bairro Igapó. Nenhuma casa foi interditada até o momento, mas a Defesa Civil do município pediu aos residentes mais próximos que procurem abrigo em casas de amigos ou parentes.  

Somente nas últimas 48 horas, ainda de acordo com a Defesa Civil, choveu aproximadamente 115 milímetros nas quatro regiões administrativas da capital. E a previsão é de que as chuvas continuem até o domingo (1º). 

A Defesa Civil vem monitorando pontos de alagamento pela cidade. Algumas lagoas de capitação já estão com os níveis bastante elevados, como no Santarém, na Zona Norte, e na Cidade da Esperança, na Zona Oeste. Ambas estão sendo monitoradas de perto. Uma árvore tombou ao lado do Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira, na Zona Leste da cidade, mas não causou maiores danos. 

Ligações para a Defesa Civil devem ser feitas para o número de emergência 190, que é o número principal do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o Ciosp.

Natal em alerta

A Prefeitura de Natal montou um esquema de plantão para atuação da Defesa Civil durante o feriado da Semana Santa. O objetivo é conseguir dar resposta rápida a possíveis desastres provocados pela chuva. Alerta do Ministério da Integração Nacional diz que até o domingo (1º) Natal, Fortaleza e João Pessoa devem ter chuvas acima da média, com previsão também de ondas acima de três metros no litoral. 

 (Por G1 RN)