sexta-feira, 30 de março de 2018

Vereadores de Jucurutu perdem prazo para votar projeto que doa terreno para IFRN. Projeto de Lei para implantação do campus Jucurutu não tem data para ser votado. Alguns vereadores não querem que o instituto funcione no bairro escolhido.

JUCURUTU/RN
 Terreno escolhido pela equipe técnica do IFRN para instalação do campus Jucurutu (Foto: Alan Amaral )
 Terreno escolhido pela equipe técnica do IFRN para instalação do campus Jucurutu (Foto: Alan Amaral )
 Alguns vereadores de Jucurutu não querem que o IFRN funcione no bairro escolhido. (Foto: Alan Amaral )
 Alguns vereadores de Jucurutu não querem que o IFRN funcione no bairro escolhido. (Foto: Alan Amaral ) 

Um impasse político pode comprometer a construção de um novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) em Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte. O prazo de votação do projeto que determina a área para a obra já foi excedido, e não tem data prevista para essa definição. 

O problema é em relação ao terreno indicado para a instalação da unidade. Alguns vereadores não querem que o IFRN funcione no bairro escolhido. 

De acordo com a assessoria de comunicação da reitoria do IFRN, uma equipe técnica do instituto foi ao município entre os meses de fevereiro e março deste ano para conhecer quatro possíveis terrenos para a instalação do campus da cidade. 

A equipe avaliou como melhor opção o espaço de cerca de 49 mil m² localizado no bairro Freitas. Com isso, foi enviado um ofício à Prefeitura de Jucurutu com a análise realizada, solicitando a doação da referida área. O Município encaminhou a proposta como projeto de lei para o parecer da Câmara Municipal, que até o momento não confirmou a doação. 

A comissão que analisa o projeto é formada por três vereadores. De acordo com o relator, Alan Amaral (PSD), o projeto não foi apresentado ainda aos demais parlamentares da câmara porque os outros dois representantes da comissão querem que o campus seja instalado em um terreno que pertence à presidente da Câmara, a vereadora Paula Torres (PT). 

O vereador explica que o projeto está com a comissão há mais de 20 dias e que o prazo para a votação encerrou na última terça-feira (27). "Só vai ser votado quando eles (os outros dois vereadores da comissão) quiserem. Estão atropelando o regimento da câmara", afirmou. 

Ainda segundo o vereador, o terreno que é da presidente, que seria doado para a construção do campus, foi vistoriado pela equipe técnica, mas não foi escolhido. "Ele fica numa zona rural, distante cinco quilômetros do centro de Jucurutu. Já o do bairro Freitas é na área urbana e fica próximo a outros municípios da região", disse ele. 

O G1 entrou em contato, na manhã desta quinta-feira (29), com a presidente da câmara, mas ela alegou não poderia falar sobre o assunto naquele momento, pois estava de plantão no Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), onde é funcionária. "Eu trabalho aqui e tem vários cadávares. Não posso falar agora", disse ela, informando o contato do presidente da comissão, o vereador Fagner Brito (PSB), conhecido como Faguin. Ele, por sua vez, não atendeu as ligações. 

O G1 retornou o contato com a presidente no período da tarde, mas ela disse que não ia comentar o caso. "Eu estou trabalhando agora. Isso é coisa de politicagem. Eu não vou falar não", finalizou. 

O G1 também entrou em contato com o vereador integrante da comissão Willame Lopes (PSDB), conhecido como Nego do Povo, e com o prefeito da Jucurutu, Valdir Medeiros (PROS), mas as ligações não foram atendidas.

Unidade provisória

Além do terreno, a equipe técnica do IFRN escolheu o local onde vai funcionar a unidade provisória da unidade de ensino, que foi a Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros Durante. Mas, para prosseguir aos processo de instalação, o instituto espera a definição da prefeitura. 

“Não podemos iniciar o funcionamento provisório sem antes termos a garantia do espaço definitivo e dos recursos para a construção da unidade. De acordo com informações divulgadas pela mídia, o atual ministro da educação poderá sair a fim de concorrer a cargo eletivo nas eleições deste ano. Caso isso se concretize, nossa preocupação é se o próximo ministro ou ministra manterá a aprovação da nova unidade do Instituto”, explicou o reitor Wyllys Farkatt. 

O projeto do IFRN para o campus Jucurutu é que ele oferte inicialmente cursos técnicos subsequentes (cursos profissionalizantes voltados a estudantes que já concluíram o ensino médio) e de Form.2018, no espaço provisório (Escola Municipal Wagner Lopes de Medeiros). 

(Por Lucas Cortez, G1 RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário