quinta-feira, 29 de agosto de 2019

USF de José Sarney discute empoderamento das mães durante amamentação. Encontro fez parte da programação que destaca a importância do aleitamento materno durante os seis primeiros meses de vida do bebê

MATERNIDADE
 
 Além das 32 mulheres grávidas que compõem o grupo de gestantes “Criar com Amor”, também foram convidados sogras, pais ou outros apoiadores das gestantes

A Unidade de Saúde da Família de José Sarney, na zona Norte de Natal, abordou o tema “Empoderar as mães e pais para favorecer a amamentação” em um grupo de gestantes da USF. A reunião aconteceu nesta quinta-feira, 28, na própria unidade.
O encontro fez parte da programação que destaca a importância do aleitamento materno durante os seis primeiros meses de vida do bebê. Para completar a roda de conversa, participaram das discussões dos assuntos a enfermeira Mônica Medeiros, dando introdução ao assunto, o dentista Isaías Lopes, falando sobre higiene e saúde bucal dos bebês e o médico Diego Viena Barros, abordando a saúde de mulher e os cuidados com as mamas.
Além das 32 mulheres grávidas que compõem o grupo de gestantes “Criar com Amor”, também foram convidados sogras, pais ou outros apoiadores das gestantes. O grupo se reúne mensalmente para debater assuntos que são sugeridos pelas próprias participantes, geralmente com profissionais para esclarecer assuntos e também com brindes e lanches para uma melhor socialização entre as mães.  
A enfermeira Mônica Medeiros, que lidera o grupo de gestantes há 5 anos, explica que “O grupo se chama Criar com Amor, porque dentre as nossas atividades criamos enxoval, artesanato, histórias e trocas de experiências; além de que o nome remete à criação dos filhos que estão para nascer”. Segundo ela, “o período de amamentação pode ser bem difícil para as mães. Na conversa de hoje, nós queremos empoderar elas a não desistirem desse ato tão significativo na vida da relação mãe-bebê. A gente procura manter apoio para que a gestação aconteça de forma mais saudável possível, pois sabemos que o êxito da amamentação e do pré-natal depende também do suporte que os familiares dão à gestante”.  
Ela finaliza destacando que “a amamentação é algo super importante nos primeiros meses de vida. O leite materno contém todos os nutrientes necessários que o bebê precisa. Então, nós, junto com os familiares, tentamos encorajar para que elas façam uma amamentação exitosa. Além de ter todos esses benefícios nutritivos, ainda fortalece o laço afetivo entre a criança e a mamãe.” 

(Por:AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário