quinta-feira, 14 de novembro de 2019

De acordo com Paulo Guedes, Brasil planeja criar região de livre comércio com a China. Ministro da Economia defende integração com o país chinês ainda que Brasil tenha chance de cair em posição comercial superavitária

BRASIL,  POLÍTICA
 

Paulo Guedes, ministro da Economia, disse nesta quarta-feira, dia 13, que o governo está negociando a criação de uma área de livre comércio com a China.

O ministro foi a favor da ideia de que haja uma integração entre os dois países e que isso seja realizado ainda que o Brasil perca a atual posição superavitária no saldo comercial com os chineses.

“Estamos conversando com a China sobre a possibilidade de criarmos o free trade também com a China, ao mesmo tempo que falamos em entrar na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico)”, afirmou o ministro enquanto estava num seminário do Novo Banco de Desenvolvimento Econômico do Brics.

Guedes disse que ouviu do governo da China que não teria problema caso o Brasil vendesse ainda mais para a China. O ministro enfatizou que num eventual movimento contrário, onde os brasileiros diminuíssem o saldo comercial, também iria ser algo positivo para o Brasil.

“Eu não me incomodo se, em uma situação de superávit (do Brasil hoje) com a China, nós nos equilibramos ali à frente, aumentando as exportações em 50% e as importações dobrando ou mesmo triplicando. O que nós queremos é mais integração ainda”, declarou.


(Por:newsatual)

Nenhum comentário:

Postar um comentário