Acusado de sonegação de impostos na Espanha, começou nesta terça-feira o julgamento do atacante do Barcelone Lionel Messi e de seu pai, Jorge Horacio Messi. Eles só devem comparecer ao tribunal de Barcelona na quinta-feira - Messi se recupera de lesão e está com a seleção argentina, que se prepara para a Copa América Centenário, nos EUA.
Messi pode pegar 22 meses de prisão
O atacante, eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo, e o pai negam ter cometido qualquer irregularidade fiscal. Mas um parecer de outra corte afirmou que Messi, de 28 anos, pode ter aprovado a criação de uma rede de empresas de fachada usadas para sonegar impostos de renda oriunda de direitos de imagem. Em 2013, o Fisco da Espanha acusou Messi e o pai de fraudarem o governo em 4,2 milhões de euros (cerca de 17 milhões de reais) entre 2007 e 2009.
De acordo com a promotoria, que pediu penas de prisão de até 22 meses, a renda foi escondida em empresas de fachada no Uruguai, em Belize, na Suíça e na Grã-Bretanha.
Messi e o pai pagaram 5 milhões de euros ao Fisco como medida "corretiva" depois de serem investigados formalmente em junho de 2013. O jogador mora em Barcelona desde 2000 e tem cidadania espanhola desde 2005.
(Com Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário