Rosberg, de 31 anos, repetiu o feito de seu pai, o finlandês Keke Rosberg, campeão em 1982 – antes, apenas Graham Hill e Damon Hill haviam conseguido os títulos em família. Aliviado depois de sustentar a pressão de Vettel e do holandês Max Verstappen, Rosberg se emocionou ao ouvir o hino alemão no pódio e foi bastante cumprimentado pelo chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone.
Com uma boa vantagem (só precisava chegar em terceiro para garantir o título sem depender de Hamilton), o piloto alemão adotou cautela desde a largada no circuito de Yas Marina. Hamilton, por sua vez, usou uma estratégia inteligente, de segurar o ritmo da ponta para que os adversários chegassem mais próximos de Rosberg. Mas o alemão manteve a concentração e sustentou a posição que lhe servia.
Nico Rosberg se tornou o quarto alemão a se sagrar campeão da Fórmula 1. O país possui no total 13 títulos na categoria, sete de Michael Schumacher, quatro de Sebastian Vettel e mais um de Jochen Rindt.
Despedidas – A corrida marcou também as despedidas de Jenson Button e Felipe Massa da Fórmula 1. O brasileiro da Williams chegou em 9º, enquanto o inglês da McLaren deixou a prova na 13ª volta.
Em cena semelhante ao que ocorreu com Massa em Interlagos, Button, campeão mundial em 2009, foi recebido pelos familiares e bastante aplaudido por todas as equipes.
Ainda sem lugar garantido no grid para a próxima temporada, o brasileiro Felipe Nasr não conseguiu brilhar com sua Sauber e terminou a temporada na 16º posição. O piloto de 24 anos ainda negocia sua renovação com a Sauber.
(Veja.com)
Classificação completa do GP de Abu Dhabi:
1: Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
3: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)
4: Max Verstappen (HOL/Red Bull)
5: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)
6: Kimi Raikkonen (ALE/Mercedes)
7: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)
8: Sergio Pérez (MEX/Force India)
9: Felipe Massa (BRA/Williams)
10: Fernando Alonso (ESP/McLaren)
11: Romain Grosjean (FRA/Haas)
12: Esteban Gutiérrez (MEX/Haas)
13: Esteban Ocon (FRA/Manor)
14: Pascal Wehrlein (ALE/Manor)
15: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)
16: Felipe Nasr (BRA/Sauber)
17: Jolyon Palmer (GBR/Renault)
Não completaram:
Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)
Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso)
Jenson Button (GBR/McLaren)
Valtteri Bottas (FIN/Williams)
Kevin Magnussen (DIN/Renault)
Nenhum comentário:
Postar um comentário