Ao que tudo indica, as emissoras de televisão precisam “retrabalhar” sua relação com os eventos de transmissão esportiva.
Quem não se lembra do clássico do futebol, Atlético Paraense e Coritiba, transmitido diretamente no Youtube? Mas a surpresa da vez é a não transmissão de um jogo da Seleção Brasileira pela Globo.
Você se recorda a última vez que isso aconteceu? Provavelmente não. Mas é isso que vai acontecer com os próximos dois amistosos do time de Tite, contra Argentina e Austrália, respectivamente nos dias 9 e 13 de junho.
A Confederação Brasileira de Futebol
fechou um contrato para a transmissão das partidas com a Empresa Brasil
de Comunicação (EBC).
Isso significa que os jogos serão
transmitidos na TV Brasil. Como o contrato não prevê exclusividade, a
entidade que rege o futebol nacional tenta fechar acordo também para
transmissão no Facebook.
Além disso, de acordo com a EBC, como a
legislação não permite veiculação de publicidade nos canais da empresa,
além da institucional, a CBF não poderá exibir o comercial de seus
patrocinadores durante os jogos. Em troca, a entidade terá uma janela na
programação da TV Brasil, entre os horários de 6h30 as 9h30, “por um
valor simbólico”.
Vale lembrar que algumas das marcas
parceiras da seleção já farão automaticamente parte da transmissão, como
a patrocinadora de material Nike, por exemplo, além das placas
publicitárias ao redor do gramado.
Também é importante registrar que a CBF
será a responsável pela geração de imagens e a narração das partidas e,
segundo o jornal Folha de S.Paulo, já até contratou o ex-jogador Pelé
para fazer os comentários.
Em nota, a Globo discorda da venda
avulsa dos jogos. “A CBF tinha planos de negociar os direitos dos
amistosos e das Eliminatórias da Copa de 2022 na forma de bid (leilão
fechado). Recentemente decidiu vender os dois jogos amistosos de junho
de forma avulsa e, embora não acreditemos que esta seja a melhor solução
para todas as partes, tentamos negociar, mas não chegamos a um acordo”,
declarou a emissora, em trecho da nota divulgada ontem.
Também vale a observar que o movimento segue uma tendência mundial. Várias das entidades que organizam o esporte, principalmente nos Estados Unidos, já fazem toda a transmissão dos eventos
em seus próprios canais e depois comercializam ou repassam para outros
veículos e plataformas. O Youtube transmite a Copa do Rei da Espanha,
por exemplo, além da WSL-Liga Mundial de Surf. Saiba mais: Globo acerta transmissão das Copas de 2018 e 2022
O Twitter também já transmite
globalmente a NFL-National Football League e comprou os direitos do PGA
Tour, maior torneio de golfe americano, os jogos de rúgbi de seis
nações, os jogos de tênis do Aberto da Austrália e ainda os jogos da
MLB- Ligas de Beisebol, entre outros.
(JornaldoPaís)
Nenhum comentário:
Postar um comentário