quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Defesa de Lula vai à ONU por ‘direitos humanos’ do ex-presidente. Advogado australiano Geoffrey Robertson deve apresentar “violações cometidas” contra Lula na segunda-feira

JULGAMENTO
 

Após a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por unanimidade pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, sua defesa deve “internacionalizar” a questão. Lula teve sua pena aumentada para doze anos e um mês de prisão.

O escritório Teixeira Martins confirmou a VEJA que o advogado australiano Geoffrey Robertson levará o tema à Organização das Nações Unidas (ONU) na próxima segunda-feira. Robertson apresentará “mais provas à ONU descrevendo as violações cometidas contra os direitos humanos de Lula”, afirmou a assessoria do escritório.

Robertson é um “QC”, ou seja, “Queen’s Counsel”, um “conselheiro da rainha”, categoria de advogados nomeados pela rainha da Inglaterra que podem atuar nos mais de 50 países da comunidade britânica.

“Lula é a maior figura que emergiu internacionalmente do Brasil. Não dá imunidade, mas precisa de um olhar justo. Não acho que o caso de Lula avançaria na Inglaterra. Não há evidência de que ele fez qualquer coisa”, disse Robertson a jornalistas após o fim da sessão.

“Lula não teve um julgamento justo diante de Moro. Não tem a ver com ser culpado ou não, mas com os procedimentos”, disse o australiano.

O advogado também reclamou do presidente do TRF4, desembargador Thompson Flores. “Eu fiquei preocupado com o comportamento de Thompson Flores, o presidente”, disse se referindo à declaração de Flores sobre a sentença ser irretocável. O advogado também citou o caso da chefe de gabinete de Flores, que pediu a prisão de Lula no Facebook.

Robertson atua na defesa de Lula desde 2016 quando a primeira denúncia foi levada à ONU por supostos abusos do juiz Sérgio Moro, no processo de primeiro instância.

(Por Paula Sperb/Veja.Globo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário