CÂMARA MUNICIPAL
Sandro Pimentel e a Nina Souza esperam licitação ainda no primeiro semestre
Concluir o processo de licitação do transporte público de Natal foi
uma promessa do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), ainda em
2012, quando venceu a disputa e garantiu seu retorno a chefia do
Executivo Municipal – o processo havia sido iniciado por ele, no mandato
anterior, encerrado em 2008. Hoje, seis anos depois, a licitação volta
ter destaque, com a previsão da matéria ser votada ainda neste primeiro
semestre na Câmara Municipal de Natal.
Essa previsão é da líder do
prefeito na Câmara, a vereadora Nina Souza, do PEN. A licitação,
atualmente, se encontra na Comissão de Planejamento da Casa e, nos
próximos dias, deverá ser agendada a audiência pública que vai debatê-la
junto a população. “Nós estamos entendendo que a matéria deverá ser
levada ao plenário ainda no primeiro semestre de 2018, mas só
colocaremos ela em plenário vencida todas as etapas de discussão com a
sociedade civil. Sabemos que é uma matéria polêmica e não queremos
atropelos, tanto que a Prefitura mandou sem ser em regime de urgência”,
previu a parlamentar.
E para o leitor que pode estar tendo uma
sensação de déjà-vu com esse texto, um esclarecimento: a Câmara
realmente já vivenciou esse momento, em 2016, mas o processo licitatório
acabou não sendo concluído porque, segundo a Prefeitura, o edital da
licitação ficou “pouco atrativo” para as empresas. A consequência disso
foi que nas convocações realizadas pelo Executivo em 2017, nenhuma
empresa apresentou proposta para explorar o transporte em Natal.
Dessa
forma, o edital acabou retornando para à Câmara Municipal de Natal em
novembro de 2017 com várias alterações propostas pela Prefeitura com o
objetivo de deixar a licitação mais atrativa. Basicamente, retirou
algumas exigências acrescentadas pelos vereadores a pedido da população.
E
é justamente por isso que, para a oposição ao Executivo, o prefeito
Carlos Eduardo “ficou de joelhos para os empresários do setor do
transporte” em se tratando de licitação. “Nós aprovamos uma legislação
bastante razoável, infelizmente os empresários, sem se preocupar com a
qualidade, não se propuseram a participar. Então, o prefeito se baixou,
ficou de joelho, numa postura subserviente para os empresários, e
decidiu rebaixar a lei em vigor e mandar uma nova proposta da Câmara”,
avaliou o vereador Sandro Pimentel, do PSOL.
Segundo o
parlamentar, não é possível que, hoje, se retire nenhuma das conquistas
acrescentadas pelos vereadores no edital de 2016, que representaram
grandes vitórias para a sociedade, como o ar condicionado, os veículos
de piso baixo, o motor traseiro, necessidade de algumas linhas
transitarem durante as madrugadas, entre outras mudanças. “Não vamos
aceitar esse tipo de coisa”, antecipou o parlamentar.
Nina Souza
garantiu, por sua vez, que o projeto não deixará de beneficiar a
população. Contudo, a ideia é “convergir” para algo que dê condições a
licitação ser realizada. “Não podemos mais conceber que Natal continue
operacionalizando seu transporte público sem contrato, nos deixando
reféns de empresários. Precisamos ter um transporte de qualidade, com
rotas realmente que atendam a população e que esteja todo pactuado, para
que nós possamos realmente fiscalizar, cobrar, tanto dos órgãos
operadores do transporte, quanto dos usuários”, explicou a vereadora.
(Ciro Marques/AgoraRN)
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