ELEIÇÕES 2020

Pesquisa do Ibope mostra as intenções de votos de cada candidato - Foto:
Uma pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira 6 pela InterTV Cabugi
mostra que a eleição para prefeito de Natal em 2020 deverá ser decidida
em dois turnos. Em comparação com outros levantamentos publicados, a
pesquisa Ibope mostrou crescimento dos adversários do atual prefeito
Álvaro Dias (PSDB), que concorre à reeleição, enquanto que o tucano
estacionou nas intenções de voto.
Hoje, segundo o Ibope, o
prefeito lidera a corrida com 33% das intenções de voto. Os demais
adversários somados têm 35%. Se esse resultado se confirmar nas urnas,
haverá a necessidade de um segundo turno. Álvaro Dias enfrentaria Kelps
Lima (Solidariedade), que aparece com 12% das citações. A margem de erro
é de 4 pontos percentuais para mais ou menos.
Em julho, ainda na
pré-campanha, uma pesquisa Consult dava uma vantagem maior para Álvaro
Dias. Na época, o levantamento – publicado pelo jornal Tribuna do Norte –
apontou que o prefeito tinha 32,5% das intenções de voto contra 4,8% de
Kelps. Por aquele levantamento, o prefeito de Natal seria reeleito no
1º turno, com ampla vantagem sobre os adversários.
Comparando
esses dois levantamentos, Álvaro oscilou apenas dentro da margem de erro
enquanto Kelps triplicou suas intenções de voto. Se a tendência for
esta nas próximas semanas, a campanha será mais equilibrada do que se
projetava três meses atrás.
O Ibope aponta que, atualmente, a
tendência é de crescimento para os adversários de Álvaro Dias – o que
deve se intensificar com o início da propaganda eleitoral no rádio e na
televisão, programada para começar na sexta-feira 9. Oponentes do atual
prefeito preparam uma ampla divulgação do suposto envolvimento do
prefeito com práticas irregulares da época em que ele era deputado
estadual.

Além dos resultados acima, três candidatos apareceram com apenas 1%
dos votos: Jaidy Oliveira (Democracia Cristã), Rosália Fernandes (PSTU),
Coronel Hélio Oliveira (PRTB) e Fernando Pinto (Novo).
Afrânio Miranda (Podemos) e Nevinha Valentim (PSOL), que representa a chapa Coletiva do Sol, não pontuaram.
Além
disso, 20% dos eleitores responderam que pretendem votar em branco ou
nulo, enquanto 11% não souberam ou não quiseram responder a esse item da
pesquisa.
Avaliações das gestões
Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos natalenses aprova a gestão do
prefeito Álvaro Dias. Para os entrevistados, 63% aprovam a
administração, enquanto que 31% desaprovam. Outros 6% não souberam ou
não quiseram responder.
Em outro item, 42% classificaram a gestão
como “ótima ou boa”, outros 42% como “regular”, 14% como “ruim ou
péssima” e 2% não souberam responder.
Sobre a administração da
governadora Fátima Bezerra, 26% considream “ótima ou boa”, 33% acham
“regular”, 40% acham “ruim ou péssima” e 1% não soube avaliar.
Quanto
ao governo do presidente Jair Bolsonaro, 39% avaliam como “ótima ou
boa”, 23% como “regular”, 37% como “ruim ou péssima” e 1% não soube
avaliar.
Dados das pesquisas
A pesquisa Ibope foi contratada e divulgada pela InterTV Cabugi.
Foram entrevistados 602 eleitores entre os dias 4 e 6 de outubro de
2020. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para
menos, com índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado na
Justiça Eleitoral sob o protocolo RN-02583/2020.
Já a pesquisa
Consult, também citada, foi contratada e divulgada pela Tribuna do
Norte. Foram entrevistadas 1 mil pessoas entre 24 e 28 de junho de 2020.
A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos, com
índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado na Justiça
Eleitoral sob o protocolo RN-01510/2020.
Kelps apresenta a maior rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Neste quesito, Kelps Lima lidera com 24% das citações. Ele é seguido por Hermano Morais (PSB), com 20%; Álvaro Dias, com 18%; Coronel Azevedo (PSC), com 14%; e Jean Paul Prates (PT), com 13%.
(Por:AgoraRN)
Nenhum comentário:
Postar um comentário