domingo, 3 de setembro de 2017

Moscou convoca número 2 da embaixada americana para explicações. Russos acusam Washington de tentar buscas "ilegítimas" em seus edifícios diplomáticos na ausência de representantes oficiais do Estado russo

DIPLOMACIA
 Presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Vladimir Putin, da Rússia, se encontram durante conferência do G20 em Hamburgo, na Alemanha - 07/07/2017
 Putin e Trump: tensão diplomática aumenta (Mikhail Klimentiev/Reuters)

A Rússia convocou o número 2 da embaixada americana em Moscou para cobrar explicações dos Estados Unidos, acusando Washington de querer realizar buscas nas instalações de sua missão comercial, fechada pela Casa Branca. “Convocamos o embaixador americano em Moscou, Anthony Godfrey. Ele recebeu uma carta de protesto em conexão com o desejo das autoridades americanas de realizar buscas na missão comercial russa em Washington”, diz comunicado do ministério das Relações Exteriores russo.

Godfrey é atualmente o mais alto diplomata americano em funções em Moscou. O embaixador John Teff anunciou em julho sua intenção de deixar Moscou no início de setembro. “A partir de hoje perdemos o acesso (à missão comercial de Washington), embora este edifício seja de propriedade do Estado russo e goze de imunidade diplomática”, acrescenta o ministério.

Na sexta-feira, a diplomacia russa já havia acusado os Estados Unidos de ameaçar a segurança de seus cidadãos ao querer realizar buscas em seu consulado em San Francisco e nos apartamentos dos funcionários que vivem no prédio. “A ameaça das autoridades americanas criou uma ameaça direta para a segurança de seus cidadãos russos”, declarou a porta-voz da Chancelaria russa, Maria Zakharova, em um comunicado. De acordo com a nota de protesto entregue a Godfrey, a Rússia considera “ilegítimas” as buscas em seus edifícios diplomáticos na ausência de representantes oficiais do Estado russo.

O governo dos Estados Unidos ordenou na quinta-feira o fechamento, antes do fim de sábado, do consulado russo de San Francisco e das missões comerciais em Washington e Nova York, em resposta à drástica redução de 755 diplomatas e funcionários, russos e americanos, na Rússia, ordenada no final de julho por Vladimir Putin em reação às novas sanções econômicas aprovadas por Washington.


(Com AFP)

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir