terça-feira, 28 de outubro de 2014

“Lutarei para ser o melhor governador da história do Rio Grande do Norte”, garantiu. Futuro governador afirma que irá trabalhar para promover o desenvolvimento social e econômico do RN

DE ROBINSON PARA O POVO

UYKILOUIOLL89
Ser o melhor governador da história do Rio Grande do Norte. Esse é o objetivo do governador eleito Robinson Faria, do PSD. Neste domingo, o atual vice-governador derrotou o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, e conseguiu a vitória em segundo turno. E, no primeiro comunicado como chefe do Executivo eleito, Robinson agradeceu a família, aos apoiadores e prometeu fazer uma gestão técnica e eficiente.

“Fui eleito para governar para todos os potiguares e por isso reafirmo o meu compromisso em fazer um governo técnico, focado na eficiência da máquina pública e no desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte. Mais de quatrocentas mil pessoas ainda vivem abaixo da linha da pobreza. Por isso, como disse em toda a campanha, vou trabalhar para os últimos por mais justiça social, por um Estado mais solidário”, prometeu Robinson Faria.

De certa forma, o futuro governador repetiu os discursos feitos na reta final da campanha eleitoral. No último programa eleitoral, inclusive, Robinson falou exatamente isso, ao lado do ex-presidente Lula, um dos principais apoiadores da campanha dele. “Inspirado no senhor (Lula), vou governar para os últimos”, disse ele.

Agora, além do perfil social que pretende dar ao Governo, Robinson Faria ainda também afirmou que pretende fazer uma gestão técnica, eficiente, sem a ocupação política de cargos do primeiro escalão.
“Não vou governar pensando na próxima eleição; eu vou governar pensando nas próximas gerações. E como disse o Presidente Lula, agora é hora de reconstruir a história política do Rio Grande do Norte. Me alimentei de fé, coragem e resistência! Lutarei para ser o melhor governador da história do RN”, acrescentou o futuro governador.

AGRADECIMENTOS
No primeiro pronunciamento pós-vitória, Robinson também dedicou um longo espaço para agradecer. “Em primeiro lugar quero agradecer a Deus e aos mais de 877.196 mil potiguares pelos votos de confiança ao nosso projeto! A nossa vitória representa a vitória da liberdade, da coragem e da resistência.  Representa a vitória do povo potiguar! A minha esposa Julianne, brava companheira de todas as horas. Uma das primeiras que me incentivou nesta caminhada, a minha eterna gratidão e amor. Obrigado por cuidar da nossa família quando eu estive ausente, desbravando o Rio Grande do Norte. Obrigado por tudo!”, afirmou Robinson Faria.

O futuro governador também agradeceu aos filhos – Fábio Faria (deputado federal), Nathalia, Janine, Maria Fernanda, Maria Luiza e Gabriel – e aos partidos da coligação – PT, PC do B, PP, PT do B, PEN, PRTB e PTC. “Obrigado por acreditarem no nosso sonho”, disse ele, dedicando um trecho do agradecimento, em especial, para o vice, Fabio Dantas, e para a senadora eleita Fátima Bezerra.

“Você foi um gigante! De forma estratégica, altiva e jovial, você será, sem dúvida, um excepcional companheiro de governo”, afirmou Robinson sobre Fábio Dantas. “Você e o PT foram parceiros muito importantes e comprometidos com a nossa eleição!”, acrescentou o governador eleito, falando de Fátima Bezerra.

“Aos nossos deputados eleitos, José Dias, Fernando Mineiro, Galeno Torquato, Dison Lisboa, Cristiane Dantas, Carlos Augusto Maia, eleitos na nossa coligação Liderados pelo Povo, o nosso muito obrigado! Aos nossos prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, lideranças que nos apoiaram, motivaram e fizeram a campanha mais bonita do Rio Grande do Norte! Aos militantes de todos os partidos! O entusiasmo que vocês levaram às ruas contagiou o RN”, finalizou Robinson Faria.

Eleitores deixaram o nulo e o branco para votar em Robinson
Um crescimento de 253 mil votos. O aumento do número de votos de Robinson Faria (PSD) do primeiro para o segundo turno foi o ponto que mais chamou a atenção nos dados divulgados pela Justiça Eleitoral. Isso porque, mesmo que todos os eleitores que votaram em Robério Paulino (PSOL), Simone Dutra (PSTU) e Araken Farias (PSL) no primeiro turno, votassem em Robinson Faria no segundo, o crescimento dele não seria tão grande. Na verdade, o candidato do PSD foi eleito conseguindo votos, também, daqueles que votaram nulo ou em branco no dia 5 de outubro.

No primeiro turno, os votos brancos para governador representaram 7% dos que compareceram as urnas. Ou seja: foram 136 mil votos brancos. Nulos, 16,29%, o que deu 315 mil votos. Dessa forma, a disputa pelo Governo do RN teve, apenas, 1,4 milhão de votos válidos. Na segunda fase da disputa, o número foi muito menor. Brancos foram “só” 58,7 mil e nulos, “apenas” 244 mil. Somado os dois juntos, não representaram 15% do 1,612 milhão de eleitores que compareceram as urnas.

Dessa forma, com quase 130 mil votos válidos a mais na disputa de segundo turno, mesmo tendo crescido quase 30 mil votos e alcançado 734 mil votos no segundo turno, Henrique ainda ficou 143 mil votos atrás do candidato do PSD, que saiu dos 623 mil votos obtidos no dia 5 de outubro, para 877 mil na votação deste domingo 26, alcançando um crescimento de 253 mil votos.

Esse crescimento, ressalta-se, como não houve queda de Henrique, jamais seria proveniente apenas da migração de votos daqueles que ficaram em primeiro turno. Afinal, Robério Paulino, Simone Dutra e Araken Farias obtiveram, juntos, menos de 150 mil votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário