sábado, 3 de janeiro de 2015

Corpo de Bombeiros alerta contra os riscos de afogamento nas praias potiguares. CBMRN sinalizou os pontos perigosos da orla potiguar, mas ainda assim os banhistas se arriscam

ALGUNS  IGNORAM

10_Bobeiros
Já sabendo que o fluxo de pessoas nas praias do litoral potiguar, principalmente na Grande Natal, aumentam consideravelmente, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte passou a utilizar bandeiras para indicar os locais de maior perigo nas praias mais visitadas pelos banhistas. Ainda assim, o primeiro dia do ano por pouco não termina em tragédia.
O caso aconteceu no início da manhã, na praia da Redinha, litoral norte da capital potiguar. Segundo o capitão Marcos Miranda, os guarda-vidas retiraram do mar um adolescente de 16 anos, um jovem de 19 e um homem de 45 anos, todos resgatados nas proximidades do Aquário de Natal. O menor e o rapaz estavam apenas desnorteados e sem a entrada de água nos pulmões. Por isso, foram logo liberados. Já o adulto, precisou ser socorrido ao hospital para um trabalho de oxigenação, já que ele engoliu muita água. “Eles tiverammuita sorte. Tudo aconteceu logo cedo. Os guarda-vidas ainda estavam chegando no posto quando observaram os três se afogando, então, eles fizeram o salvamento”, disse Miranda.
O afogamento aconteceu em um dos locais onde foram fixadas bandeiras vermelhas que alertam para o risco de correnteza forte na área. “Nós fixamos duas bandeiras em cada área. O intervalo dessas bandeiras é a área onde existe o risco de afogamento, pois a correnteza é muito forte. Nós estamos fazendo essa ação como prevenção. O número de turistas que vem para a nossa cidade nessa época do ano é muito grande e muitas vezes fica complicado conseguir atender toda a demanda”, destacou Marcos Miranda.
As praias que receberam as bandeiras são as seguintes: praia do Amor (Pipa), praia de Camurupim, praia de Búzios, praia de Areia Preta, Praia dos Artistas, Praia do Meio, Praia do Forte e praia da Redinha. “A divulgação dessas ações é muito importante, pois as pessoas não têm o costume de ler o que tem escrito nos locais. Na Praia dos Artistas, por exemplo, tem uma placa enorme falando que o local está impróprio para banho, mas ainda assim as pessoas vão tomar banho nesses locais. Tem esgoto descendo por ali, mas as pessoas simplesmente ignoram a informação”.
Segundo o capitão, outra preocupação nesse período é o número de crianças que se perdem dos pais ou responsáveis nas praias. “Ontem (1º de janeiro), o número de crianças perdidas nas praias foi muito alto. Os guarda-vidas passaram o dia inteiro recebendo pedido de ajuda de crianças que tinham desaparecido. Felizmente, em todos os casos, nós conseguimos encontrar os responsáveis. Porém, é um risco muito grande. Natal é uma cidade que recebe turistas de todo o país. Sempre existe o risco de alguém de outro país pegar essa criança e levar para outro país”.
Desde o último dia 5, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte recebeu o reforço de 60 militares da Força Nacional (FN) para trabalhar no litoral do Estado durante a Operação Verão 2015, que deverá seguir até o início de março. Os representantes da FN se juntaram a 60 militares do CBMRN, totalizando 120 guarda-vidas. “Essa ação é uma ação do Governo do Estado com o Ministério da Justiça e a Secretaria Nacional de Segurança. Os melhores guardas vidas dos Estados são enviados para a Força Nacional e durante as operações esses guardas vidas são distribuídos pelo Brasil para reforçar o efetivo”, explicou o major Arthur Vieira, coordenador do grupo da Força Nacional que está no RN.
Entre as praias que contarão com um efetivo fixo de bombeiros estão São Miguel do Gostoso, Genipabu, Redinha, Forte, Meio, Artistas, Areia Preta, Ponta Negra, Búzios, Camurupim, Tibau do Sul, Pipa e Barra do Cunhaú. As demais praias contarão com fiscalizações móveis. Já as praias de Tibau do Norte terão o reforço dos bombeiros que atuam em Mossoró. “Dependendo da demanda que estiver acontecendo, esses pontos podem mudar no decorrer da operação”, disse o capitão Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário