quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Estado Islâmico pode ter lançado arma química contra base dos EUA no Iraque. Militares testam a presença de gás mostarda no foguete; ninguém ficou ferido

TERRORISMO
Uma base militar dos Estados Unidos no Iraque pode ter sido alvo de um ataque com armas químicas do Estado Islâmico na terça-feira. Segundo militares dos EUA, o foguete contendo gás mostarda atingiu a base militar localizada ao sul de Mosul, onde operam soldados americanos e iraquianos.

Militares estão realizando testes para confirmar a presença do agente químico no projétil, que caiu a centenas de metros das forças americanas, mas não feriu ninguém, informou uma autoridade dos EUA nesta quarta-feira.

O oficial militar, que falou sob condição de anonimato, disse que o primeiro de dois testes iniciais mostrou a presença de um agente mostarda, mas o segundo não. Um agente afirmou que o gás seria de “baixa pureza” e outro chamou a arma de “ineficaz”, reportou a rede CNN.

Nenhum dos soldados das forças americanas que inspecionou os fragmentos do projétil tem apresentado sintomas de exposição ao gás mostarda, acrescentou a autoridade.

“A menos que você esteja bem próximo do projétil, a exposição é improvável”, disse um oficial do Pentágono à Fox News.

(Com Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário