Apesar de o fluxo de veículos ter sido intenso na manhã de
ontem (19) no entorno das obras do viaduto na BR-101, os órgãos de
trânsito que fazem a fiscalização do tráfego na região consideraram o
primeiro dia útil da semana com a intervenção na rodovia, dentro da
normalidade quando considerado o movimento que era esperado. Até a
manhã, não havia sido registrado acidented nas duas marginais usadas
pelos motoristas para desviar da obra e o tráfego fluiu apesar da
lentidão.
Esta é a primeira semana de intervenção em uma das principais vias
da capital. Pelos próximos quatro meses essa será a dinâmica para quem
precisa trafegar pela região. A reportagem do NOVO esteve por volta das
10h no bairro de Neópolis, onde foi montado o canteiro de obras que
interdita a rodovia federal – entre a passarela e o supermercado Makro.
Havia uma equipe de agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
(STTU) na marginal no sentido Natal/Parnamirim, acompanhando a
movimentação lenta, mas constante do tráfego.
Naquele momento a situação estava mais tranquila, entretanto mais
cedo houve relatos de um longo engarrafamento na rodovia no sentido
Natal/Parnamim. Segundo o técnico do Departamento de Estudos e Projetos
da pasta municipal de trânsito, Newton Filho, “apesar dos transtornos, a
nossa avaliação é positiva, o trânsito se saiu bem”. Ele reitera que
para os primeiros dias, até que os condutores aprendam suas melhores
rotas, o fluxo será intenso tanto na BR-101 em si quanto nas vias
adjacentes e consideradas as alternativas, como as avenidas Prudente de
Morais e Ayrton Senna.
Para o inspetor Roberto Cabral, da Polícia Rodoviária Federal
(PRF), tudo foi “dentro do previsível”. “O congestionamento não foi tão
intenso, foi sem mais transtornos. Acho que o pessoal usou bem as vias
alternativas”, comentou.
Mas há casos de motoristas que não tiveram como fugir e precisaram
utilizar o trecho crítico da BR. “Já sabia desse problema aqui, mas era o
jeito passar por aqui”, lamentou o motorista Roberto Ubelino, que
passava por baixo da passarela de Neópolis, em direção a Parnamirim,
quando a reportagem esteve no local, ele enfrentava o fluxo lento.
Outro motorista que vinha logo em seguida disse que quase bateu
metros atrás devido a um pequeno afunilamento causado pelas obras.
“Fazer o quê?”, quando questionado pela reportagem sobre o tráfego lento
e atípico para aquele horário – ao menos até a semana passada. “Quase
fui imprensado por um caminhão lá atrás”, completou com cara de poucos
amigos e sem dar tempo de se identificar.
A STTU resolveu cancelar uma das estratégias de controle de
trânsito que usaria durante os próximos meses de intervenção na BR-101.
Considerada uma das alternativas para os motoristas que querem fugir da
obra do viaduto na BR, a Avenida Prudente de Morais, mais precisamente
em seu cruzamento com a Integração, em Candelária, é uma das maiores
preocupações da STTU. Os técnicos da pasta temiam que a interseção entre
as duas vias, que já tem um fluxo intenso em dias normais, se
congestionasse ainda mais e a ideia era mudar a dinâmica do trânsito no
local.
No sábado passado essa mudança foi cancelada. A proposta era
proibir que os motoristas entrassem da Prudente na Integração. Também
ficaria proibido quem vinha da Integração cruzar a Prudente de Morais.
“Observamos que dava para manter a normalidade sem precisar alterar nada
disso”, alertou o técnico da STTU Newton Filho. “Mas pode ser que
voltemos à operação que pensávamos. Vamos analisar como o trânsito flui
nos próximos dias. Ainda estamos avaliando muitos pontos”, adiantou.
Até a manhã de ontem, a única forma de controle usada para
desafogar o trânsito nessa região foi fazer um “ajuste de tempo
semafórico”. A STTU diz que o tempo de permanência do sinal verde para
quem vai em direção ao Centro – pela manhã – será ampliado. Newton Filho
ainda comentou que, à tarde, pode ser que ocorra o mesmo no sentido
oposto.
por:NovoJornal
Nenhum comentário:
Postar um comentário