A classificação do modesto Batatais, equipe que venceu sua primeira partida na história da Copinha apenas em 2017, chegou de forma inesperada. O time foi derrotado pelo Paulista de Jundiaí por 5 a 1 na semifinal, mas herdou a vaga graças à descoberta de que o zagueiro Heltton, inscrito como Brendon, havia utilizado documentação falsa. A Federação Paulista de Futebol (FPF) exclui a equipe de Jundiaí do torneio e o Batatais ficou com a vaga.
O destaque do time era seu carismático goleiro Gerson. Após a morte de uma irmã, o jogador de 19 anos havia desistido da carreira e estava trabalhando com sua mãe quando foi chamado às pressas para disputar a competição sub-20 mais importante do país. Brilhou nas quartas de final ao defender três pênaltis diante do Botafogo e se assustou com a fama repentina – chegou a dizer em entrevistas que seu Tinder, aplicativo de paquera, estava “bombando”.
Nesta quarta, Gerson foi novamente bastante exigido. O Corinthians pressionou a equipe do interior do início ao fim e assustou o goleiro com dois chutes de Fabrício Oya, o camisa 10 alvinegro. O artilheiro Carlinhos teve uma boa chance na primeira etapa, mas a zaga cortou no momento da finalização. O Batatais teve uma única chance clara, com Thales, que apareceu livre na área e chutou por cima. Aos 42 minutos, a melhor chance do Corinthians: Thiago acertou a trave após escanteio e, na sequência, o capitão Mantuan bateu com perigo.
O Corinthians seguiu pressionando na segunda etapa e Carlinhos novamente parou no goleiro do Batatais. Gerson ainda cometeu uma falha grave, ao socar uma bola para trás, em direção do gol, mas conseguiu tirar a bola e evitar o mico. O time de Batatais se defendia como podia, mas não levava perigo ao gol do Corinthians. Já perto dos 40 minutos, o jogo foi paralisado por causa dos sinalizadores utilizados pela torcida organizada do Corinthians.
No recomeço, aos 42 minutos, veio o gol do alívio: Pedrinho passou para Marquinhos que cruzou com perfeição para o grandalhão Carlinhos, de 1,95 metros, marcar de cabeça o seu 11º gol na competição. Já nos acréscimos, Carlinhos devolveu a gentileza e passou para Marquinhos, cara a cara com Gerson, garantir a festa da torcida que encheu o Pacaembu. O Batatais ainda diminuiu com um belo gol de Douglas Pote, por cobertura, no último minuto. Apesar da derrota, o time do interior também fez muita festa ao receber as medalhas e o troféu de vice-campeão. O Corinthians venceu a competição em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017.
(Veja.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário