segunda-feira, 24 de abril de 2017

PT quer aproveitar brecha da Ficha Limpa para manter Lula elegível. Partido acredita que presidente será condenado por Moro, mas que cortes superiores podem suspender decisão

ELEIÇÕES 2018


O alto escalão do PT acha improvável que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegue ao período de registro de candidaturas às eleições - agosto de 2018 - sem condenação que o deixe inelegível.

A cúpula da legenda espera que o juiz Sergio Moro o condene em até quatro meses, de acordo com informações da coluna Panel, do site do jornal Folha de S. Paulo. Como o Tribunal Regional Federal leva, em média, apenas 120 dias para analisar recurso — e mantém ou aumenta a pena em 70% das decisões do juiz, somente recurso a cortes superiorespoderiam salvar a candidatura do petista.

Trecho do artigo 26 da Lei da Ficha Limpa prevê que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou que o Supremo Tribunal Federal (STF) podem suspender inelegibilidade por liminar se considerarem o recurso do réu é razoável.

O partido pretende manter campanha para que a popularidade do ex-presidente em pesquisas de opinião se mantenha alta, como forma de pressionar as Cortes.

(POR NOTÍCIAS AO MINUTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário