domingo, 16 de abril de 2017

Síria: sobe para 112 número de mortos em ataque a comboio. Ônibus, que levavam mais de 5.000 refugiados internos da Síria, foram atacados por um carro-bomba

GUERRA NA SÍRIA
 Ataque à comboio de ônibus que levavam refugiados para fora de Alepo, na Síria
 Ataque à comboio de ônibus que levavam refugiados para fora de Alepo, na Síria (Ammar Abdullah/Reuters)

Subiu para 112 o número de morto no atentado contra um comboio de refugiados internos no norte da Síria, neste sábado. O comboio, com mais de 5.000 pessoas que foram evacuadas de duas vilas xiitas cercadas por rebeldes na província de Idlib, foi atingido por um carro-bomba quando aguardava para entrar na cidade de Alepo.

A área é controlada pelo governo de Bashar Assad e receberia os refugiados provenientes dos vilarejos Fua e Kefraya como parte e um acordo que previa, em troca, que centenas de insurgentes sunitas e suas famílias pudessem sair de Madaya, uma cidade sitiada pelo governo, perto de Damasco.

Antes da explosão, o acordo havia sido suspenso temporariamente, o que deixou milhares de pessoas, tanto no lado controlado pelo governo quanto no lado controlado pelos rebeldes, aguardando em dois pontos de passagem nos arredores da cidade.

Os civis e combatentes tinham saído de Fua e Kefraya em virtude de um acordo, que engloba também os povoados sitiados de Madaya e Al Zabadani, a noroeste de Damasco e rodeadas por tropas leais ao Governo sírio. 

No final do sábado, ônibus do comboio atingido pela explosão começaram a entrar no território controlado pelo governo, à medida que o acordo foi retomado, mas o ataque reforçou as dificuldades de se levar adiante qualquer acordo entre as partes em conflito, em um cenário volátil e complexo em que, ao longo de sete anos, não há sinais de pacificação.

(Com EFE e Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário