terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Tiririca armou pegadinha ao dizer que deixava política?. Um curioso caso de "fake news" baseada apenas em informações verdadeiras

ME  ENGANA QUE EU POSTO
 Deputado Tiririca no plenário da Câmara
 Deputado Tiririca no plenário da Câmara (Ueslei Marcelino/Reuters)


Desde que anunciou que não se candidataria à reeleição na Câmara dos Deputados, Tiririca tem sido o novo “muso” das notícias falsas – ou fake news, como os embustes noticiosos têm sido chamados.

Já circulou o boato de que José Genoíno é o suplente do palhaço no parlamento e também que a desistência da política é um golpe para ganhar aposentadoria. Ambas “notícias” inverídicas.

O post caça-cliques da vez apareceu, por exemplo, no grupo A Supremacia Moro, de defesa do juiz Sergio Moro e do combate à corrupção:

Dentro do post (leia aqui), há um vídeo no qual Tiririca comenta com um colega que não vai renunciar – apenas não vai se candidatar a um novo mandato.

Pois bem, mas onde está a surpresa? Ele sempre disse isso. Nunca sugeriu que não cumpriria seu mandato até o fim. O texto, porém, trata o fato como um grande “trote”.

Uma técnica comum de fake news usada no post: para conferir credibilidade diante das leituras mais apressadas, o site usa nomes sonoros da imprensa profissional: “Jornal 21 Brasil”, que lembra o Jornal do Brasil, e IstoÉ Notícia, que lembra a revista IstoÉ.

(Veja.Abril.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário