
Rio - O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, foi denunciado
pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro por corrupção
passiva. Esta é a 20ª denúncia contra Cabral: uma foi apresentada pela
força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba e as outras 19 pelo MPF
no Rio, como desdobramentos da operação de Curitiba. O ex-governador já
tem quatro condenações pela Justiça Federal.
Também foram
alvo da denúncia o ex-secretário de Obras Hudson Braga, Wagner Jordão
Garcia (apontado como operador financeiro do esquema criminoso), Alex
Sardinha da Veiga (ex-coordenador de licitações da empresa Oriente
Construção Civil) e Geraldo André de Miranda Santos (diretor e atual
administrador da Oriente).
Segundo a denúncia, ao menos entre 2010 e 2014, Cabral, por meio de Braga e Garcia, solicitou e recebeu propina de Alex Sardinha e Geraldo André. Em geral, o valor cobrado era de 1% dos contratos celebrados.
“Com efeito, o pagamento de propina em relação às obras
públicas executadas pelo governo do Rio de Janeiro na gestão de Sérgio
Cabral e Hudson Braga era prática generalizada, que certamente gerou o
pagamento de dezenas de milhões de reais em propina”, afirmam os
procuradores na denúncia.
A reportagem está tentando contato com a construtora Oriente e com as defesas dos denunciados.
(Com informações da Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário