segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Sem Fátima, Assembleia do RN abre trabalhos legislativos nesta segunda. Governadora do Rio Grande do Norte decidiu que não fará leitura da mensagem anual pessoalmente para não “acirrar” a manifestação que foi convocada por sindicatos de servidores para a frente da Assembleia nesta segunda

FIM DO RECESSO

Deputado Ezequiel Ferreira (PSDB)

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte volta aos trabalhos nesta segunda-feira (3). Após 45 dias de recesso parlamentar, interrompidos apenas por uma sessão extraordinária em dezembro, os 24 deputados estaduais se reúnem a partir das 10h, no Palácio José Augusto, para a primeira sessão de 2020.
A governadora Fátima Bezerra, que era esperada na sessão, informou neste domingo (2) que não vai comparecer à Assembleia. Pela assessoria, ela disse que sua mensagem anual aos parlamentares será entregue pelo secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves Júnior.
Com a ausência da governadora, não foi informado como acontecerá a leitura. Em nota, Fátima argumentou que sua ida à Assembleia Legislativa para a mensagem anual “acirraria” a manifestação que foi convocada por sindicatos de servidores públicos para a frente do Palácio José Augusto.
As entidades, que também anunciaram uma greve de 48 horas iniciando nesta segunda, protestam contra a proposta de reforma da Previdência que o Governo já anunciou que enviará à Assembleia nos próximos dias.
“Não irei ao legislativo acirrar uma discussão que está em plena negociação, que é o caso do projeto de reforma da Previdência. A minha luta com estes, que são companheiros de uma vida inteira, é e sempre será no campo do diálogo”, destacou a governadora, que já foi sindicalista.
“Nós lutamos no plano nacional contra a reforma da maneira como foi concebida e aprovada. Mas perdemos no Congresso, fomos derrotados. A função que ocupo hoje com muito orgulho, de governadora de todos os potiguares, não me permite escolhas. Eu sou obrigada a cumprir a lei. A reforma é obrigatória”, destacou Fátima, afirmando que a reforma local, apesar de obrigatória, buscará amenizar os impactos para os servidores, se diferenciando da reforma nacional.
A reforma da Previdência deve ser o principal projeto da pauta de discussões da Assembleia no primeiro semestre. As mudanças nas regras de aposentadoria e pensão precisam ser efetuadas até o dia 31 de julho, sob pena de o Estado perder o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) e, entre outras punições, ficar proibido de receber verbas federais.
Neste domingo, a Assembleia Legislativa completou 185 anos. Neste período, segundo o atual presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), a Assembleia representou o povo norte-rio-grandense, conciliando “conflitos e ideologias partidárias diferentes”.
“Esse pluralismo é o que a torna maior e expressa um progressivo avanço no amadurecimento da sociedade e do sistema democrático”, destacou Ezequiel Ferreira.

(Por:AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário