CORONAVÍRUS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), anuncia o encerramento das atividades da unidade assistencial construída no anexo do Hospital Doutor Luiz Antônio para tratamento de pacientes covid-19. Inaugurada em 24 de maio, a unidade atendeu 454 pacientes e contou a atuação de mais de 350 profissionais.
O
processo se dá em acompanhamento à diminuição de casos e óbitos
relacionados ao novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Atualmente, a
taxa de ocupação de leitos na Região Metropolitana – onde a unidade
estava instalada – é de 30% e no Estado como um todo, de 37%.
O
espaço foi uma das medidas adotadas para ofertar melhor assistência de
saúde aos casos de novo coronavírus e só foi possível graças a um Termo
de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Governo do RN, Liga
Norte-riograndense Contra o Câncer, Ministério Público Estadual (MPE),
Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Trabalho no RN
(MPT).
Segundo o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, a
unidade reforçou a assistência do SUS. “A unidade se juntou aos demais
hospitais referência no enfrentamento da pandemia e nós só temos a
agradecer todo o esforço, determinação e empenho da LIGA que uniu
esforços para combater a doença. Além disso, é importante reconhecer o
importante papel que os Ministérios Públicos exerceram na mediação e
concretização do TAC”, disse.
Em apenas 27 dias, o que era um
galpão foi transformado em um hospital que contou com 20 leitos de
Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 20 leitos clínicos. “Foi um
grande esforço institucional para colaborar no enfrentamento da
pandemia. Temos certeza que toda a estrutura e a dedicação dos
envolvidos garantiram mais conforto e segurança aos pacientes. E o
sucesso da empreitada foi fruto da convocação e parceria entre todos os
entes envolvidos”, ressaltou o coordenador Médico da Liga Contra o
Câncer, Arthur Vilarim.
Com o encerramento das atividades, os
equipamentos adquiridos para seu funcionamento agora serão retornados
para o patrimônio do Estado e serão redirecionados a outros serviços de
saúde do Estado, como os hospitais João Machado e Alfredo Mesquita, em
Macaíba, para estruturação de outros leitos.
Reversão
Levando
em consideração a incidência e a taxa de mortalidade da doença, bem
como da taxa de transmissibilidade, a Sesap iniciou o processo de
reversão de leitos estruturados, inicialmente, para atender pacientes
com suspeita ou confirmados com a Sars-Cov-2. Até o momento, foram
revertidos leitos na Região Oeste e Metropolitana.
No Hospital
Regional Tarcísio Maia, foi realizada a inversão no perfil das UTIs.
Vinte leitos de UTI covid foram destinados para atender pacientes casos
de trauma e diversas outras patologias e os nove, já existentes, foram
reservados para pessoas com o novo coronavírus. Já no Hospital Regional
Rafael Fernandes, também em Mossoró, foram revertidos 18 leitos
clínicos.
Em Natal, o Hospital João Machado reverteu 10 leitos e
a próxima unidade que estruturou leitos covid e os reverteu, passando a
atender pacientes com outras patologias é o Hospital Central Coronel
Pedro Germano.
(Por:Nominuto.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário