O governador Robinson Faria, militares, Defesa Civil, Cruz
Vermelha, igrejas, escoteiros e auxiliares de governo estiveram no último,
sábado (23) no Planalto, na zona Oeste de Natal, no lançamento do "Dia
D” de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a
dengue, chikungunya, febre amarela e zyka, este vírus responsável pelos
casos de microcefalia registrados no Brasil, com ênfase no Nordeste. O
bairro foi escolhido por ser bastante populoso e uma das regiões com o
maior índice de infecção pelo mosquito. A população pode denunciar local
com focos através do telefone 199.
No "Dia D"
foram destacadas cerca de 450 pessoas na mobilização que deverá atingir 6
mil residências, alertando a população sobre os riscos das doenças e as
consequentes formas de combate para que o mosquito não se desenvolva. A
ação ocorreu na Rua Miramangue, uma das principais do bairro, que
agrupa comércios e residências.
Na ocasião, o
governador conversou como moradores sobre a prevenção e reforçou a
importância da vigilância em locais que possam acumular água, sobretudo
em período chuvoso. Além disso, o chefe do executivo estadual recebeu
informações importantes dos moradores sobre o programa Ronda Cidadã, a
polícia de proximidade, implantada no bairro no dia 1º de dezembro do
ano passado, mas que atende também Guarapes, Pitimbu, Bancários e San
Vale, com nove viaturas e 112 policias militares destacados para a ação.
"É
muito bom esse contato com a população para que a gente possa ser
informado qual o sentimento do povo em relação às ações do Governo, que é
participativo e conta com a ajuda de todos. Conversamos aqui sobre a
importância do combate ao mosquito transmissor de diversas doenças, e
que todos devem ser o protagonista dessa campanha. Também obtivemos
informações dos moradores sobre o Ronda Cidadã, que já reduziu os
delitos na região e aumentou a sensação de segurança das pessoas que
moram aqui”, disse Robinson Faria.
Sobre o Dia D,
Robinson Faria destacou que “essa é uma ação complexa que não depende
apenas do Governo. O envolvimento da população é fundamental. Estamos
fazendo a nossa parte, garantindo à população o acesso à informação para
o combate ao mosquito. É preciso união da sociedade para vencermos essa
luta. Agradeço a todos os envolvidos que estão conscientes que não
podemos mais conviver com essa situação”, completou.
O
secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, enfatizou a
ação do Governo neste sábado e chamou a atenção para os vírus que são
transmitidos pelo mosquitos Aedes. “A mortalidade da dengue é superior,
por exemplo, a chikungunya e a zyca, mas esta última é sequelante.
Surpreendeu ao mundo todo o fato de a microcefalia estar ligada a ela
diretamente. Portanto, isso é de uma gravidade extrema. Para evitar
novos casos não há outra saída senão a sensibilização da população que
faz parte do processo e precisa ter essa consciência que a prevenção
depende dela também”, disse o titular da pasta.
Estiveram
presentes na mobilização também a secretária Chefe do Gabinete Civil,
Tatiana Mendes Cunha, os secretários de Educação, Francisco das Chagas
Fernandes, e de agricultura, Haroldo Abuana, a secretária de Políticas
Públicas para as Mulheres, Teresa Freire, o comandante Geral do Corpo de
Bombeiros, coronel Otto Ricardo Saraiva, o comandante Geral da PM,
coronel Dancleiton Leite, e o diretor Geral do Instituto de Gestão das
Águas, Josivan Cardoso Moreno.
Aplicativo
Na
ocasião, também foi lançado o aplicativo para smartphones e tablets
chamado “Aedes na mira do RN”, programa bastante intuitivo e de fácil
navegação. Após o download, na tela principal do aplicativo, aparecerão
as opções "denúncia”, “cuidados”, “gestantes” e “serviços”. O aplicativo
está disponível apenas para a plataforma Android. O download pode ser
feito por meio do Google Play.
Em “denúncia”
aparecerá opção “capturar imagem”, que deve ser usada para denunciar um
possível foco do mosquito ou áreas de possível infecção. Anexada a foto
devem ser preenchidas informação sobre o local e dados pessoais
(opcional). Todas as imagens são direcionada à Sala de Situação da
Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), analisadas, submetidas à
triagem e mobilização para que seja adotada a solução mais adequada para
cada caso que poderá ser acompanhado através de um retorno do próprio
aplicativo sobre o andamento da demanda.
por:NOVO
Nenhum comentário:
Postar um comentário