quinta-feira, 25 de maio de 2017

Por túnel, 91 fogem de penitenciária na Grande Natal; é a maior fuga da história do sistema prisional potiguar, confirma Sejuc. Fuga aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25) na Penitenciária Estadual de Parnamirim; nove foram recapturados.

DEBANDADA HISTÓRICA
 Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1)
 Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal (Foto: Ricardo Araújo/G1) 

A maior fuga já registrada na história do sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25). Foi na Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, de onde 91 presos escaparam por um túnel de aproximadamente 30 metros de extensão. Nove foram recapturados. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), que já determinou a abertura de uma sindicância para apurar se houve facilitação. 

Inicialmente, o secretário Luis Mauro Albuquerque, titular da Sejuc, havia informado a fuga de 82 detentos. Depois, retificou a informação ressaltando que nove haviam sido recapturados, e que o número exato de fugitivos era 91, restando 82 soltos pelas ruas. 

A lista com os nomes dos detentos que permanecem foragidos ainda não foi divulgada. 

Até então, a maior fuga ocorrida no estado havia sido a de janeiro deste ano, durante o massacre de Alcaçuz. A penitenciária, a maior do RN, fica em Nísia Floresta, também na região metropolitana da capital potiguar. A Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) considera que pelo menos 26 presos foram assassinados na ocasião, e que 56 conseguiram escapar em meio à matança. 

A Penitenciária Estadual de Parnamirim tem capacidade para 436 detentos. No entanto, abrigava 589 presos antes da fuga. 

( Por Anderson Barbosa e Andrea Tavares, G1 RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário