A cidade de Natal começa 2016 com seis pré-candidatos ao pleito municipal. Alguns nomes nomes que estrearão na disputa, outros já testados nas urnas. São eles: o prefeito Carlos Eduardo buscará a reeleição pelo PDT; o deputado estadual Fernando Mineiro, pela segunda vez será candidato pelo PT; o deputado federal Rogério Marinho, principal líder do PSDB e pela segunda vez entrará no pleito Executivo; o professor Robério Paulino, candidato pelo PSOL, e o advogado Luís Gomes, presidente estadual do Partido Ecológico Nacional. Além desses o sexto nome é o do vereador licenciado de Natal George Câmara, do PC do B.
Humberto SalesEleitores vão às urnas nas eleições municipais para a escolha de prefeitos e vereadores
Ele deverá deixar o primeiro escalão do Governo do Estado, onde ocupa o cargo de secretário estadual de Esporte.
E entre tantos nomes postos na disputa ainda há um grupo articulando candidatura própria: o PSD, do governador Robinson Faria. O chefe do Executivo tem sinalizado que o seu partido deverá lançar um nome “novo” para a disputa de 2016. No entanto a definição ocorrerá apenas em abril.
A pré-candidatura do PC do B a prefeito, com o vereador George Câmara, trará um desfalque na equipe de primeiro escalão do governador Robinson Faria. O vereador licenciado de Natal deixará o cargo de secretário estadual de Esporte. Pessoas próximas garantem que George quer retornar logo à Câmara Municipal de Natal e, com isso, já começar a trabalhar sua candidatura.
A confirmação da saída de Câmara da titularidade do Esporte foi dada pela secretária municipal de Educação, Justina Iva, que é filiada ao PC do B e primeira suplente de George Câmara.
O vereador natalense estava desde o início da gestão do governador Robinson Faria. Ele é a única indicação de primeiro escalão do PC do B, legenda a qual também é filiado o vice-governador Fábio Dantas. George Câmara está no terceiro mandato como vereador de Natal. Essa será a primeira vez que ele vai disputar o Executivo a capital potiguar.
Durante entrevista ao programa Jornal da Cidade, da 94 FM, ontem, a secretária Justina Iva foi questionada sobre como fica a situação do PC na administração de Carlos Eduardo, já que agora a legenda está com candidato próprio ao pleito. A secretária afirmou que esse assunto ainda será discutido pela direção do partido. Sobre a possibilidade de ser candidata a vereadora em 2016, Justina Iva afirmou: “o futuro a Deus pertence”. George Câmara disse ontem que deve oficializar o pedido de afastamento, em função da candidatura. Mas, depende do governador a decisão sobre saída do governo antes do prazo legal.
Os atuais pré-candidatos a Prefeito
Carlos Eduardo
Filiado ao PDT
Atual prefeito de Natal, vai tentar a reeleição. Na campanha de 2012 foi eleito prefeito no segundo turno onde conseguiu 214.687 votos.
Fernando Mineiro
Filiado ao PT. Deputado, líder do Governo na Assembleia. Em 2012 disputou o cargo de prefeito e conseguiu 85.915 votos no
primeiro turno .
Rogério Marinho
Deputado federal
Presidente de honra do PSDB
Será candidato pela segunda vez a prefeito .Em 2012 conseguiu 38.575 votos na disputa do primeiro turno.
Luís Gomes
Advogado
Presidente estadual do Partido Ecológico Nacional. Foi candidato a deputado estadual pelo PEN em 2014 e conseguiu 6.701 votos em Natal.
Robério Paulino
Professor universitário
Filiado ao PSOL. Foi candidato a governador em 2014. Na disputa estadual conseguiu 70.744 votos
em Natal.
George Câmara
Vereador licenciado pelo PC do B
Secretário estadual de Esporte
Em 2014 foi candidato a deputado estadual. Em todo Estado conseguiu 6.437 votos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário