O Aeroporto de Natal foi eleito o melhor do país na categoria
até 5 milhões de passageiros pela Pesquisa Permanente de Satisfação do
Passageiro realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Terminal
potiguar recebeu nota 4,36, do total de 5, ficando acima da média geral.
A entrevista com os passageiros foi realizada em 15 aeroportos do país
sobre 37 quesitos durante os meses de julho, agosto e setembro de 2016.
No 3º trimestre de 2016, segundo a SAC, os índices de satisfação do
passageiro consagraram 15 aeroportos dentre os mais movimentados do
Brasil, com a aprovação de 89% dos passageiros.
São 38 indicadores de serviços, atendimento, infraestrutura e
gestão aeroportuária. Em 18 tópicos da pesquisa o Aeroporto de Natal
ficou entre os três terminais mais bem avaliados. Pela pesquisa da SAC,
os maiores destaques foram Facilidade de Desembarque no meio-fio (1º),
Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo (3º),
Qualidade da internet / wi-fi disponibilizada pelo aeroporto (1º),
Disponibilidade de assentos na sala de embarque (1º), Conforto Térmico
(1º), disponibilidade e limpeza de sanitários (ambos 3º), Sensação de
segurança no aeroporto (2º), Limpeza Geral (3º) e Conforto acústico
(3º).
Inaugurado em maio de 2014 no município de São Gonçalo do
Amarante, na Região Metropolitana, o Aeroporto de Natal foi construído
do zero e entregue sete meses antes do previsto em contrato de
concessão, um mês anos da Copa do Mundo Hoje é o aeroporto mais moderno
do Nordeste e vem colhendo frutos deste investimento. “Temos muito
orgulho em ver o Aeroporto de Natal como melhor Terminal dentro de sua
categoria na pesquisa da SAC. Entregamos aos passageiros um aeroporto
completamente novo, confortável, com diversidade de serviços e
gastronomia, e estamos sendo reconhecido pelos nossos esforços”, explica
Daniel Ketchibachian, presidente da Inframerica.
Em menos de dois anos o Terminal de Cargas de Natal passou a ser o
maior exportador de cargas do Nordeste. Neste ano a Lufthansa Cargo
aumentou a frequência de voos de uma para duas semanais. Outras
novidades estão previstas para o Aeroporto de Natal em 2017. Devido ao
grande potencial de expansão e a localização privilegiada, a Empresa
Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou o Terminal potiguar como
sede do hub da empresa.
Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação nos aeroportos
pesquisados chegou a 4,24 – ante 4,16 no trimestre anterior –,
registrando o maior valor do indicador desde que a nota 4 foi alcançada,
no 2º trimestre de 2015. Significa que 89% dos passageiros consideram o
serviço “bom” ou “muito bom”. O aeroporto de Curitiba teve o melhor
resultado de Satisfação Geral já pontuado na pesquisa: 4,68.
Dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em
comparação com o mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de
4. Cerca de 80% dos indicadores pesquisados conquistaram médias acima da
meta 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.
As melhores notas do Aeroporto de Natal foram no item
Infraestrutura Aeroportuária à exceção do número de tomadas disponíveis
para os usuários que teve nota 3,92. Evolução da média da satisfação
geral do passageiro do terceiro trimestre de 2015 para o terceiro
trimestre de 2016 permaneceu estável com nota 4,36, e a média dos
indicadores de percepção do passageiro com relação ao aeroporto passou
de 4,37 para 4,4 no mesmo período.
Por outro lado, no item facilidades ao passageiro a nota foi 3,08.
Esse agrupamento de indicadores inclui disponibilidade e qualidade de
vagas de estacionamento, disponibilidade e localização de bancos, caixas
eletrônicos e casas de câmbio, além da qualidade e quantidade dos
estabelecimentos comerciais que de forma recorrente têm tirado notas
baixas.
Média geral dos indicadores do Aeroporto de Natal - 4,36 (escala vai de 1 a 5)
1 - facilidade de embarque/desembarque no meio-fio 4,86
2 - tempo de fila na inspeção de segurança 4,75
3 - confiabilidade da inspeção de segurança 4,76
4 - cordialidde e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança 4,76
5 - qualidade da sinalização do aeroporto 4,47
6 - disponibilidade e qualidade das informações nos paineis de voos 4,55
7 - disponibilidade de tomadas 3,92
8 - qualidade da internet/wi-fi 4,35
9 - disponibilidade de sanitários 4,54
10 - limpeza dos sanitários 4,43
11 - disponibilidade de assentos na sala de embarque 4,79
12 - sensação de segurança nas áres públicas do aeroporto 4,69
13 - limpeza geral do aeroporto 4,77
14 - conforto térmico do aeroporto 4,70
15 - conforto acústico do aeroporto 4,66
16 - qualidade da informação nos paineis das esteiras de restituição de bagagem 4,32
17 - qualidae das instalações de estacionamento de veículos 3,87
18 - disponibilidade de vagas no estacionaento de veículos 3,88
19 - custo-benefício do estacionamento 2 ,11
20 - quantidade e qualidade de lanchonetes/restaurantes 3,07
21 - custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes 2,55
22 - disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio 3,77
23 - quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais 3,37
24 - custo-benefício dos produtos comerciais 3,37
25 - tempo de fila no check-in (autoatendimento) 4,48
26 - tempo de fila no check-in 4,66
27 - cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in 4,80
28 - qualidade da informação prestada pela companhia aérea 4,80
29 - velocidade da restituição de bagagem 4,27
30 - integridde da bagagem 4,29
31 - tempo de fila na emigração 4,80
32 - cordialidae dos funcionários da emigração 4,80
33 - tempo de fila na imigração 3,90
34 - cordialidade dos funcionários da imigração 3,92
35 - tempo de fila da Aduana 3,91
36 - cordialidade do funcionário da Aduana 3,93
37 - disponibilidade de transporte público para o aeroporto 4,48
Fonte: Secretaria de Aviação Civil
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