quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Aeroporto de Natal é o melhor do Brasil em sua categoria

ESTÁ ÓTIMO
 
O Aeroporto de Natal foi eleito o melhor do país na categoria até 5 milhões de passageiros pela Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O Terminal potiguar recebeu nota 4,36, do total de 5, ficando acima da média geral. A entrevista com os passageiros foi realizada em 15 aeroportos do país sobre 37 quesitos durante os meses de julho, agosto e setembro de 2016.
 
No 3º trimestre de 2016, segundo a SAC, os índices de satisfação do passageiro consagraram 15 aeroportos dentre os mais movimentados do Brasil, com a aprovação de 89% dos passageiros. 
 
São 38 indicadores de serviços, atendimento, infraestrutura e gestão aeroportuária. Em 18 tópicos da pesquisa o Aeroporto de Natal ficou entre os três terminais mais bem avaliados. Pela pesquisa da SAC, os maiores destaques foram Facilidade de Desembarque no meio-fio (1º), Disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo (3º), Qualidade da internet / wi-fi disponibilizada pelo aeroporto (1º), Disponibilidade de assentos na sala de embarque (1º), Conforto Térmico (1º), disponibilidade e limpeza de sanitários (ambos 3º), Sensação de segurança no aeroporto (2º), Limpeza Geral (3º) e Conforto acústico (3º).
 
Inaugurado em maio de  2014 no município de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana, o Aeroporto de Natal foi construído do zero e entregue sete meses antes do previsto em contrato de concessão, um mês anos da Copa do Mundo Hoje é o aeroporto mais moderno do Nordeste e vem colhendo frutos deste investimento. “Temos muito orgulho em ver o Aeroporto de Natal como melhor Terminal dentro de sua categoria na pesquisa da SAC. Entregamos aos passageiros um aeroporto completamente novo, confortável, com diversidade de serviços e gastronomia, e estamos sendo reconhecido pelos nossos esforços”, explica Daniel Ketchibachian, presidente da Inframerica.
 
Em menos de dois anos o Terminal de Cargas de Natal passou a ser o maior exportador de cargas do Nordeste. Neste ano a Lufthansa Cargo aumentou a frequência de voos de uma para duas semanais. Outras novidades estão previstas para o Aeroporto de Natal em 2017. Devido ao grande potencial de expansão e a localização privilegiada, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos anunciou o Terminal potiguar como sede do hub da empresa.
 
Em uma escala de 1 a 5, a média de satisfação nos aeroportos pesquisados chegou a 4,24 – ante 4,16 no trimestre anterior –, registrando o maior valor do indicador desde que a nota 4 foi alcançada, no 2º trimestre de 2015. Significa que 89% dos passageiros consideram o serviço “bom” ou “muito bom”. O aeroporto de Curitiba teve o melhor resultado de Satisfação Geral já pontuado na pesquisa: 4,68.
 
Dos 15 aeroportos pesquisados, 14 melhoraram os resultados em comparação com o mesmo trimestre de 2015 e 13 obtiveram notas acima de 4. Cerca de 80% dos indicadores pesquisados conquistaram médias acima da meta 4, sendo que 63% registraram as melhores notas da série histórica.
 
As melhores notas do Aeroporto de Natal foram no item Infraestrutura Aeroportuária à exceção do número de tomadas disponíveis para os usuários que teve nota 3,92. Evolução da média da satisfação geral do passageiro do terceiro trimestre de 2015 para o terceiro trimestre de 2016 permaneceu estável com nota 4,36, e a média dos indicadores de percepção do passageiro com relação ao aeroporto passou de 4,37 para 4,4 no mesmo período.
 
Por outro lado, no item facilidades ao passageiro a nota foi 3,08.  Esse agrupamento de indicadores inclui disponibilidade e qualidade de vagas de estacionamento, disponibilidade e localização de bancos, caixas eletrônicos e casas de câmbio, além da qualidade e quantidade dos estabelecimentos comerciais que de forma recorrente têm tirado notas baixas. 
 
Média geral dos indicadores do Aeroporto de Natal -  4,36 (escala vai de 1 a 5)
1 - facilidade de embarque/desembarque no meio-fio 4,86 
2 - tempo de fila na inspeção de segurança 4,75
3 - confiabilidade da inspeção de segurança 4,76
4 - cordialidde e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança 4,76 
5 - qualidade da sinalização do aeroporto 4,47
6 - disponibilidade e qualidade das informações nos  paineis de voos  4,55
7 - disponibilidade de tomadas 3,92 
8 - qualidade da internet/wi-fi  4,35
9 - disponibilidade de sanitários 4,54
10 - limpeza dos sanitários 4,43
11 - disponibilidade de assentos na sala de embarque 4,79 
12 - sensação de segurança nas áres públicas do aeroporto 4,69 
13 - limpeza geral do aeroporto 4,77 
 
14 - conforto térmico do aeroporto 4,70
15 - conforto acústico do aeroporto  4,66 
16 - qualidade da informação nos paineis das esteiras de restituição de bagagem 4,32 
17 - qualidae das instalações de estacionamento de veículos 3,87
18 - disponibilidade de vagas no estacionaento de veículos   3,88 
19 - custo-benefício do estacionamento 2 ,11
20 - quantidade e qualidade de lanchonetes/restaurantes  3,07
21 - custo-benefício dos produtos de lanchonetes/restaurantes  2,55 
22 - disponibilidade e localização de bancos/caixas eletrônicos/casas de câmbio 3,77 
23 - quantidade e qualidade de estabelecimentos comerciais 3,37 
24 - custo-benefício dos produtos comerciais 3,37 
25 - tempo de fila no check-in (autoatendimento) 4,48
26 - tempo de fila no check-in 4,66
27 - cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in  4,80
28 - qualidade da informação prestada pela companhia aérea 4,80 
29 - velocidade da restituição de bagagem 4,27
30 - integridde da bagagem 4,29 
31 - tempo de fila na emigração 4,80 
32 - cordialidae dos funcionários da emigração 4,80 
33 - tempo de fila na imigração 3,90
34 - cordialidade dos funcionários da imigração 3,92
35 - tempo de fila da Aduana 3,91
36 - cordialidade do funcionário da Aduana 3,93 
37 - disponibilidade de transporte público para o aeroporto 4,48
 
Fonte: Secretaria de Aviação Civil 

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