sábado, 24 de fevereiro de 2018

Em almoço com Pezão, interventor confirma general do Exército como secretário de Segurança do Rio

INTERVENTOR
 General Nunes será o novo secretário de Segurança

O interventor Walter Braga Netto confirmou o nome do general do Exército Richard Fernandez Nunes como novo secretário de Segurança do Rio, durante almoço com o governador Luiz Fernando Pezão nesta sexta-feira. O nome de Nunes foi confirmado após aprovação, na noite desta quinta-feira, do ministro chefe de Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen.

No encontro, Braga Netto também confirmou o nome do também general Mauro Sinott Lopes como chefe de gabinete da intervenção. Sinott vai despachar diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

O general Nunes será o responsável por escolher os nomes que ficarão à frente das polícias Civil e Militar. Nunes já definiu que serão quadros provenientes das próprias corporações. Ao longo da semana, foi discutido, no Comando Militar do Leste (CML), se o próximo comandante da PM seria proveniente das Forças Armadas. A sugestão foi descartada pelos generais Nunes e Braga Netto.

Os generais Richard Nunes (à esquerda) e Mauro Sinott, homens de confiança de Braga Netto
Os generais Richard Nunes (à esquerda) e Mauro Sinott, homens de confiança de Braga Netto Foto: Fotomontagem
— Só temos dez meses. O objetivo é mudar essas corporações por dentro. Só vamos conseguir isso com quadros da própria corporação — afirmou o coronel Roberto Itamar, porta-voz do CML.

O general Richard Nunes comandou por três meses, entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015, a ocupação do Exército no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio. Já Sinott foi um dos comandantes da Força de Pacificação e, em setembro do ano passado, foi o coordenador das operações das Forças Armadas no Rio durante as operações de ocupação da Rocinha. Sinott já exerce a função de braço direito na atual hierarquia no Comando Militar do Leste. Ele é justamente o comandante da 1ª Divisão de Exército, abaixo de Braga Netto, que manterá o posto de comandante militar do Leste junto com a nova função de interventor.

(Rafael Soares/Extra.Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário