terça-feira, 28 de agosto de 2018

“Modernização da CLT varre o peleguismo sindical do país”, diz Rogério Marinho. Antes de a nova lei entrar em vigor, cada trabalhador tinha um dia de trabalho descontado em seu salário todos os anos para manter entidades sindicais

OPINIÃO
 
 Deputado federal Rogério Marinho (PSDB)

O deputado federal Rogério Marinho (PSDB) avaliou que a modernização das leis trabalhistas “começa a varrer o peleguismo da relação do trabalho no Brasil”. Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o tucano repercutiu a notícia de que a arrecadação do imposto sindical caiu até 91% para algumas entidades, após se tornar opcional para o trabalhador. Esta foi uma das principais mudanças trazidas pela legislação.

Antes de a nova lei entrar em vigor, cada trabalhador tinha um dia de trabalho descontado em seu salário todos os anos para manter entidades sindicais, ainda que não quisesse ser filiado a nenhuma delas. Agora, com as novas regras elaboradas por Rogério durante a tramitação da modernização da legislação trabalhista, muitos sindicatos já estão lançando mão de estratégias para atrair filiados, inclusive oferecendo novos serviços, cursos e treinamentos.

A reportagem do jornal paranaense “Folha de Londrina” mostra que buscar novos filiados tem sido a principal medida tomada por sindicatos da região. As entidades também estudam ofertar novos serviços para os filiados e cobrar por eles.

Para o tucano, saem ganhando os trabalhadores e também os sindicatos sérios. Segundo ele, esta é a razão de tanto ataque e mentiras a respeito da lei aprovada. “Acabou a boquinha”, aponta o tucano. “Houve uma modernização e o tempo vai se encarregar de demonstrar na prática que foi positivo para o país e para o ambiente de negócios. As centrais sindicais estão indignadas porque perderam mais de 90% de suas receitas. Mas os sindicatos legítimos, que cumprem com os acordos e convenções coletivas, que respondem aos anseios dos filiados, vão sobreviver”, garante o deputado.

O parlamentar ressalta que as novas regras são benéficas para as contratações no país e que as críticas existentes ignoram isso e se baseiam apenas na contribuição sindical. “O Brasil é um país que é um ponto fora da curva. São mais de 17 mil sindicatos. Não há nenhum sentido obrigar o trabalhador a contribuir para quem não lhe representa de forma efetiva. Não foi retirada a contribuição, mas sim a obrigatoriedade de contribuir. Se o trabalhador se sentir representado, ele continuará contribuindo. Isso estimula o sindicato a cumprir com seu papel, com sua missão”, ressalta o deputado.

(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário