MOBILIDADE
Audiência na Câmara lotou o Plenário
Durante a manhã desta segunda-feira, 26, a Câmara Municipal de Natal
debateu o Projeto de Lei substitutivo ao 103/2016, do vereador Sandro
Pimentel (PSOL), para a regulamentação do serviço de transportes que
funcionam via aplicativos. A audiência contou com a presença de
vereadores, motoristas de táxis e de transportes individuais, além de
representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU),
convocada pela vereadora Nina Souza (PDT), relatora da matéria na
Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final.
A Lei Federal 13.640 está em vigor desde março passado e deixou
exclusivamente para os municípios e ao Distrito Federal a competência de
regulamentar e fiscalizar o serviço de transporte remunerado privado
individual de passageiros. Por isso, o vereador Sandro apresentou um
substitutivo ao projeto anterior que ele havia apresentado. “Teve o
encarte de um substitutivo, mas as categorias não tinham sido ouvidas.
Trouxemos a discussão para que cada emenda e proposta sugerida possa
garantir ao trabalhador o seu sustento. Vamos adequar à norma federal”,
disse a relatora da matéria.
A proposta traz uma série de exigências de documentação probatória
para o condutor, como antecedentes criminais, veículos adaptados para
cadeirantes, opção para escolher o gênero do condutor sendo que as
plataformas devem oferecer 20% de mulheres motoristas, além de
responsabilidades da STTU. “Colocamos dispositivos de segurança,
necessidade de registro do motorista para que o usuário possa recorrer à
STTU e não apenas à plataforma. O projeto se preocupa com o motorista,
os usuários e com o controle do Município”, explicou Sandro Pimentel.
Uma das sugestões que geram discordância é a exigência que os motoristas
tenham endereço e emplacamento do veículo em Natal.
Os taxistas defendem que haja uma quantidade de carros fazendo o
transporte via aplicativo. “Cobramos das autoridades e vemos demora
nessa regulamentação. O transporte por aplicativo ainda funciona de
forma clandestina e o poder Executivo precisa criar normas para que, não
só os taxistas, cumpram regras, se não vai permanecer uma concorrência
desleal”, ressaltou o presidente da Cooperativas de Táxis
(CoopTaxi-Natal), Genário Torres.
Atualmente há cerca de 7 mil motoristas atuando em Natal via
aplicativos atendendo uma demanda de mais de 300 mil usuários, segundo o
presidente da Associação de Motoristas Autônomos por Aplicativos do
estado (AMAPP-RN), Evandro Henrique. “Estamos tratando de um serviço
privado e por isso algumas colocações não cabem a esse segmento, vamos
tratar de algumas emendas e esperamos mostrar de forma clara o interesse
para os motoristas, mas também para os usuários que receberam muito bem
essa nova modalidade de transportes em Natal. É necessário tributar,
estabelecer critérios e obrigações das plataformas, assim como limites”.
disse.
O secretário Adjunto da STTU, Clodoaldo Cabral destacou que a pasta
busca conciliar o serviço das duas categorias. “A modernidade está aí e
queremos chegar a uma lei que favoreça a todos. Desde o início quando o
primeiro aplicativo chegou fazemos a fiscalização, discutimos nos
conselhos competentes. Entendemos que é preciso regulamentar porque hoje
a STTU não tem controle sobre os aplicativos, diferente dos táxis que
sabemos quais são, onde estão e quantos são”, reforçou o secretário.
(AgoraRN)
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