LICITAÇÃO DOS TRANSPORTES
Na quarta-feira, 28, Câmara de Natal aprovou sete emendas, rejeitou duas, retirou duas de pauta e adiou outras duas
A Câmara Municipal de Natal (CMN) deu continuidade aos debates
envolvendo a licitação dos transportes públicos de Natal na tarde desta
quarta-feira, 28. A previsão é que as votações, que se iniciaram na
quarta-feira, 27, sejam concluídas nesta quinta-feira, 29. Na sessão,
foram aprovadas sete emendas, duas foram rejeitadas, duas retiradas de
pauta e outras duas com as discussões adiadas.
Entre as emendas aprovadas está a de autoria do vereador Sandro
Pimentel (PSOL), que garante o transporte noturno, todos os dias da
semana, nas quatro regiões administrativas da cidade, em linhas
específicas, conforme um estudo de viabilidade a ser elaborado pela
Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Sandro disse que a medida
garante o direito do cidadão de usar o transporte público e que retira a
responsabilidade de regulação do sistema por parte da iniciativa
privada.
“Do jeito que estava a Prefeitura colocava ônibus em horários
especiais conforme a demanda. E quem diz qual a demanda? Como estava
poderia ser o próprio Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes
Urbanos) e nós achamos isso errado. Quem tem que regular é o Poder
Público conforme estudo técnico. Além disso, nós complementamos
garantindo os ônibus em todas as regiões para todos”, completou.
Outro ponto aprovado foi o que garante uma frota sempre renovada. A
iniciativa da vereadora Natália Bonavides (PT) obriga que os ônibus não
tenham idade máxima superior a 10 anos e que a média de idade da frota
não ultrapasse os 4 anos. Idades contadas a partir do Certificado de
Licenciamento e Registro de Veículos (CLRV).
“Garantimos a idade da frota a partir do certificado do veículo. O
projeto proposto deixava em aberta a metodologia utilidade para
definição da idade do veículo. Por exemplo, se alguém considerasse que,
se trocasse a carroceria desse ônibus, fosse considerado um novo, isso
já valeria. Com nossa emenda isso não será mais permitido contará
realmente a idade do chassi, a idade do certificado. Isso impedirá que o
cidadão pense que esteja em um veículo, quando, na verdade não é”,
detalhou.
O presidente da Câmara, vereador Raniere Barbosa (Avante), foi autor
da emenda que restringe o a contratação, por parte da Prefeitura, de
empresas e pessoas que estejam inadimplentes com os impostos e com
multas de trânsito. A medida garante uma maior transparência e uma maior
segurança jurídica para a população.
“Essa lei traz a transparência, lisura, a segurança jurídica e a
legalidade ao processo. Quem quiser concorrer tem que estar totalmente
adimplente, sem nenhuma condenação ou processo. Só quem ganha com isso é
a população”, completou.
Fundo Municipal de Transportes Coletivos
As emendas que tratavam do Fundo Municipal de Transportes Coletivos
(FMTC), uma reserva financeira destinada a subsidiar as gratuidades e
meias entradas no sistema, foram retiradas de pauta. Os vereadores não
conseguiram chegar a um consenso de qual seria o percentual da tarifa
destinado ao Fundo.
Diante do impasse, o líder da bancada governista, vereador Kleber
Fernandes (PDT), sugeriu retirar o projeto de pauta para que pudesse ser
aberto um diálogo com técnicos da STTU para sugerir uma opção de
consenso. A medida foi acatada pela maioria do Plenário. A proposta
voltará para as discussões nesta quinta.
Emenda rejeitada
A emenda rejeitada na sessão desta quarta foi da vereadora Ana Paula
Araújo (DC). A proposta tentava garantir a continuidade dos serviços de
transporte urbano mesmo que a futura licitação venha a dar deserta
novamente. Contudo, a proposta terminou causando divergência entre os
parlamentares e terminou sendo rejeitada por 16 votos contrários. Quatro
vereadores votaram favoráveis e outros dois se abstiveram.
Tarifa social
Os vereadores também aprovaram uma emenda de autoria do vereador
Preto Aquino (PATRI), que regulamenta a tarifa social. Como é hoje, a
tarifa social fica a cargo de um decreto a ser emitido pela Prefeitura
do Natal. Agora, com a emenda, a lei já assegura esse direito ao
cidadão.
Os vereadores estão votando as chamadas emendas, que são espécies de
modificações, ao projeto de lei apresentado pela Prefeitura do Natal no
final de 2017 para realizar a licitação. Esse projeto é uma medida para
alterar a Lei Complementar 149/2015, que regulamentou a licitação que
terminou como deserta, ou seja, sem vencedores porque ninguém concorreu.
O objetivo da Prefeitura com esse projeto é alterar a lei de 2015 e
tornar a licitação economicamente mais atrativa para que as empresas
possam concorrer e assumir o transporte público de forma legal.
O objetivo dos vereadores, com as emendas, é tornar o projeto ainda
melhor para a população. Ontem, foram votadas seis emendas, aprovando
cinco e rejeitando uma. Ontem foram aprovadas cinco emendas e rejeitada
uma. Hoje, os vereadores aprovaram outras sete medidas e rejeitaram uma.
Outras duas tiveram que ser retiradas para que as discussões sejam
retomadas nesta quinta-feira e outras duas foram retiradas por
iniciativa dos próprios propositores.
(via:AgoraRN)
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