sábado, 24 de novembro de 2018

Vereador acredita que “educação no RN será modelo para todo o Brasil.” Em entrevista, Klaus Araújo (SD) também fala a respeito do novo Governo, mudanças na Assembleia Legislativa, na presidência da Câmara, licitação do transportes e saneamento da capital.

ENTREVISTA
 
 Parlamentar também analisou a mudança no Governo e na Assembleia Legislativa além da nova presidência que assume a Câmara ano que vem

Defensor do saneamento público em Natal, o vereador Klaus Araújo (SD) não poupou críticas ao atual Governo quanto ao andamento das obras na capital. Além disso, ele comentou acerca da licitação dos transportes, que é tão aguardada pela população.

O parlamentar também analisou a mudança no Governo e na Assembleia Legislativa além da nova presidência que assume a Câmara ano que vem. Confira abaixo a entrevista.

Como o senhor está vendo esse novo momento do estado com mudança no Governo e uma renovação na Assembleia Legislativa?
 
Ela vem a consolidar uma mudança para aposentar as oligarquias do RN e também, por sua vez, colocar como governadora uma professora. Então, a educação do estado, com certeza, deverá ter uma atenção especial. E os professores poderão ficar tranquilos porque sempre se colocou sempre o Partido dos Trabalhadores como a governadora eleita Fátima [Bezerra] que a educação seria prioridade. Acredito que não existirá mais greve. Educação no Rio Grande do Norte será modelo para todo o Brasil. É isso que nós esperamos.


E diante dessa questão de dificuldades financeiras e orçamentárias, como o Governo pode equilibrar as contas?
 
Infelizmente, a governadora terá que tomar medidas duras, enxugamento da máquina. Mas ela terá que priorizar o que ela pensa para o governo dela. Não vai dar para resolver tudo, mas vai ter que escolher algumas áreas como prioridade para colocar como bandeira do seu mandato. Tenho certeza que entre elas está a educação.


No tocante a Natal, como tem sido trabalho a questão do orçamento?
 
Todos nós vereadores colocamos as emendas de acordo com o seu mandato e prioridades. O Governo sinalizou que para o ano vai atender as emendas. Coisa que não vinha acontecendo.


Por que?
 
O ex-prefeito Carlos Eduardo não cumpriu nenhuma emenda impositiva dos últimos três a quatro anos. Eu nesses anos que estou na Casa nunca uma emenda foi cumprida e esperamos que o novo prefeito Álvaro Dias cumpra as emendas.


Como está a questão da licitação dos transportes? Por que essa demora e o impasse?
 
Acredito que estão querendo fazer uma licitação que nenhum empresário vai querer participar. Estão querendo transformar um ônibus num ônibus espacial. Não tem condições. Tem que haver uma condição que o empresário ganhe dinheiro, mas que atenda a população. Acredito que a gente pode chegar a um número que os ônibus sejam novos, de qualidade, que atendam a população, que o empresário perca valor em determinada linha, mas que seja recompensado numa linha que tenha maior fluxo de pessoas. Agora, não pode querer fazer simplesmente uma licitação onde toda vida vai dar deserta.


A Câmara vai passar por um processo de mudança. O atual presidente Raniere Barbosa está encerrando o mandato e será substituído por Paulinho Freire. Qual análise da atual gestão e sua expectativa para a próxima?
 
O vereador Raniere Barbosa foi um presidente que atendeu as expectativas da Casa com muita transparência e trabalho na Câmara Municipal de Natal esses dois anos. O vereador Paulinho Freire já foi presidente, é muito experiente e acredito que a Câmara estará em boas mãos nesse próximo biênio.


O senhor tem sido um dos principais defensores da questão do saneamento na capital, inclusive sofrendo críticas. Como está isso atualmente?
 
Eu comecei isso há algum tempo. Tem que ser colocado que esse saneamento que hoje o governador Robinson [Faria] se vangloria de ter trazido para o Rio Grande do Norte já foi no governo Rosalba [Ciarlini]. Ela que “startou” isso. E o governador não conseguiu cumprir o que ele se comprometeu. Todo ano, de seis em seis meses, a Caern junto com o governador ia para televisão, redes sociais e mídia em geral dizer que o saneamento básico de Natal estava ficando pronto. Terminou o mandato e o saneamento básico não ficou pronto. As estações de tratamento continuam paradas. O que fez foi se colocar tubulação na cidade toda para poder as empresas que são ligadas ao governador e ao grupo político dele receberem por essas metragens. Eles sabiam desde o início que não tinha tempo nem condições financeiras para se terminar nesse mandato o saneamento básico. Quero ver agora qual o prazo que a governadora eleita Fátima Bezerra vai dar. O que ela pensa do saneamento de Natal. Até porque sou um defensor. É preciso uma palavra final para a população. Dar um prazo e cumprir. Não ficar jogando para frente. Gastando dinheiro com mídia, com imprensa. Foram gastos mais de R$ 10 milhões com propaganda de saneamento em Natal. Iludindo a população. Fora os transtornos causados. Pessoas que tiveram prejuízos nos seus imóveis como paredes rachadas, calçadas estragadas e que não foram repostos pela Caern nem pelo Governo. O governador não cumpriu sua palavra e eu sei o motivo: já era uma estratégia tentar se reeleger usando o saneamento de Natal.


E o senhor já procurou ou pretende procurar a governadora eleita Fátima Bezerra para passar a situação que o senhor tem defendido?
 
Com certeza. Agora em janeiro, assim que a governadora assumir, possa me receber em audiência para que possamos dar algumas sugestões e conversar com ela a cerca de um assunto tão importante que é o saneamento de Natal.


(David Freire/AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário