BALANÇO
A secretária de Infraestrutura do governo do Rio Grande do Norte, Kátia Pinto, afirmou que o governo Rosalba Ciarlini (DEM) irá deixar um legado de mais de R$ 3 bilhões em investimentos realizados ou programados para execução durante o mandato, que encerra dentro de 66 dias. “O governo Rosalba Ciarlini vai deixar em torno de 3 bilhões de investimentos, seja na área da Secretaria de Recursos Hídricos, na área do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), na área da Companhia de Águas e Esgotos (CAERN), que envolve a parte da infraestrutura que é o saneamento, o abastecimento, como também os investimentos relacionados ao Banco Mundial. É um valor significativo e necessário para a infraestrutura do Estado”, afirmou a secretária.
Kátia Pinto destacou que a gestão deixará um acervo de licitações, licenças ambientais e legalizações, o que mostra que o próximo governador do Estado, seja Robinson Faria (PSD), seja Henrique Alves (PMDB), terá condições de executar os investimentos. “É importante citar que se deixam todas as licitações em andamento, todas as questões relacionadas às licenças ambientais, toda a questão da legalização com os órgãos conveniados. Quem realmente vier a ganhar o governo do Estado e receber o Estado terá condições de tocar com muita responsabilidade essas obras”, observou.
Somente na Secretaria de Infraestrutura, comandada pela secretária, o volume de obras aumentou significativamente nos últimos três anos e dez meses. “Eu gosto muito de dizer que quando nós chegamos nós tínhamos em torno de R$ 58 milhões em obras em andamento. A Secretaria de Infraestrutura vai deixar em torno de R$ 500 milhões em obras, só a Secretaria de Infraestrutura”, disse.
O desafio da próxima gestão, na pasta de Infraestrutura, segundo Kátia Pinto, é aperfeiçoar o corpo técnico. Dada a não realização de concurso público, o pessoal está se aposentando e a pasta está ficando sem quadros. “O que eu posso dizer, como gestora, é que o maior desafio é a questão de pessoal. O corpo técnico da secretaria está se aposentando. É normal que isso aconteça. Faz 30 anos que não se faz concurso para a parte técnica do governo do Estado”. Segundo Kátia, o próximo governo terá de se preocupar com a realização de concurso público. “A preocupação para o próximo gestor é que ele reestruture a Secretaria de Infraestrutura, principalmente no que diz respeito ao seu corpo técnico”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário