segunda-feira, 2 de março de 2015

“Ruas de Lazer: projeto leva diversão e cultura para comunidade da Zona Norte. Ação da Secretaria Municipal de Esportes será feita uma vez por mês em áreas carentes de Natal

ENTRETENIMENTO

Ruas-de-Lazer-WR--(32)
Moradores do conjunto Parque Floresta, na zona Norte de Natal,  tiveram um dia de brincadeiras, atividades esportivas e atendimentos preventivos de saúde na manhã deste sábado (28), com a realização do projeto “Ruas de Lazer”, pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sel). Também foi feita a distribuição de pipoca e picolé para as crianças, que participaram de todas as atividades feitas durante o evento, que contou ainda com a apresentação de palhaços. A ação será feita uma vez por mês, em áreas carentes de Natal.

Segundo o coordenador geral do projeto, Rodrigo França, o “Ruas de Lazer” deve acontecer em áreas públicas com espaço para as atividades previstas e para atrair a atenção da população. Ele disse que o objetivo é oferecer atividades e ações que os moradores dos locais selecionados não teriam condições de acesso, principalmente as crianças, como apresentações circenses, como a feita pelo palhaço Pethellecko e seu filho Pethelleckinho.

“É um espaço de lazer e recreação para as crianças e de atenção à saúde para seus pais e responsáveis, para que todos possam aproveitar bem esse momento de alegria e diversão, mas também de cuidados. Hoje, contamos com a participação de alunos de Enfermagem e Educação Física da Maurício de Nassau, que estão fazendo medição da pressão arterial, glicemia e orientações para exercícios físicos nas academias ao ar livre”, falou.

Ele disse também que a expectativa inicial era atingir uma média de 900 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, das 9h às 13h e que a ação é uma comemoração ao lançamento da quadra de esportes que foi entregue à comunidade em janeiro passado. “A nossa prioridade é reformar todas as quadras e espaços de lazer e esportes para a comunidade, para que ela tenha acesso a um local de convivência para todos”, falou.

Para o líder comunitário José Anchieta, o evento tem grande importância para o bem estar dos moradores do Parque Floresta, situado no bairro do Pajuçara, que tem um projeto social voltado para a prática do esporte com crianças e adolescentes da região. Ele disse que recebeu o convite da Prefeitura de Natal para a realização do evento no local com alegria.

“Somos uma comunidade carente, que necessita de atenção das autoridades municipais, em especial nossas crianças, e ficamos muito felizes quando fomos informados que eles queriam fazer essa ação aqui. Principalmente depois que entregaram a quadra de esportes, que é bastante usada pela criançada da região. Agradecemos muito tudo o que tem sido feito por nós”, afirmou.

Cuidados com saúde
Além das apresentações de palhaços, das brincadeiras e atividades esportivas – que contou com o apoio de voluntários dando dicas sobre futebol, futsal e queimada para a criançada, os adultos também foram beneficiados durante o projeto “Ruas de Lazer”. Para eles, foram oferecidos atendimentos básicos com orientações sobre dicas de saúde, de como realizar atividade física e abandonar o sedentarismo, a aferição de pressão arterial e medição de taxa de glicose no sangue, pelos estudantes de Enfermagem.

Segundo o coordenador da equipe, Leonidas Neto, alunos do curso de Fisioterapia da Nassau também participaram da ação e realizaram avaliações físicas e orientaram os adultos sobre atividades esportivas e de lazer. “Isso é muito importante para eles, porque também precisam de uma atenção especial à saúde, cuidados com o corpo”, disse.

Um dos primeiros moradores a ser atendido foi Luiz da Silva. Tranquilo, ele disse que sempre faz exames médicos de rotina e que, quando soube que seria realizada uma ação de saúde durante o evento, fez questão de comparecer lá. “Minha pressão está bem, graças a Deus. Sempre é bom procurar verificar como estamos, porque às vezes, temos algum problema de saúde e não sabemos”, disse.

Aguardando a sua vez na fila, para aprender técnicas de futebol, o estudante Daniel Vitor disse que ficou feliz em poder participar de um evento como o “Ruas de Lazer” e disse que sua comunidade merece atenção das autoridades municipais. “Precisamos muito disso, porque somos carentes e não temos condições de ter acesso sempre a esse tipo de coisa. Eu estou gostando muito e quero participar de tudo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário