segunda-feira, 28 de maio de 2018

Linhas de ônibus vão rodar com 70% da frota nesta segunda-feira (28) em Natal, diz STTU. Veículos intermunicipais também seguem com número menor de viagens, por falta de diesel. Desabastecimento foi provocado por paralisação de caminhoneiros, que exigem redução no preço do combustível.

EM NATAL
 Ônibus de Natal circulam com frota de 70% nesta segunda-feira (28), segundo STTU. (Foto: Igor Jácome/G1)
 Ônibus de Natal circulam com frota de 70% nesta segunda-feira (28), segundo STTU. (Foto: Igor Jácome/G1) 

As linhas de transporte urbano de Natal vão circular com frota 30% abaixo do normal nesta segunda-feira (28), segundo confirmou no final da manhã deste domingo (27) a Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Também deverá funcionar com número de veículos abaixo do normal, o sistema de ônibus intermunicipais. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do RN (Setrans), a redução das viagens da capital para o interior e do interior para Natal será de cerca de 40%. 

A redução da disponibilidade de ônibus na capital para 70% da frota foi uma solicitação feita pelas empresas transporte municipal à prefeitura, que acatou o pedido para evitar um colapso no sistema, por falta de diesel para abastecer os veículos. De acordo com as entidades que representam as empresas, a greve dos caminhoneiros gerou um desabastecimento do óleo diesel, que é usado como combustível dos ônibus. 

Na última sexta-feira (25), a frota já circulou com redução de veículos. Neste domingo (27), segundo a STTU, cerca de 50% dos ônibus da capital circularam - mas essa já é a média do domingo. 

De acordo com Eudo Larajeira, presidente do Setrans, algumas empresas de linhas intermunicipais conseguiram reabastecer seus estoques neste final de semana, depois que caminhões carregados com combustíveis terem sido escoltados até a capital potiguar. Porém, ainda assim, algumas garagens estão com estoque comprometido e devem circular com frota reduzida. 

Entre os intermunicipais que rodam na região metropolitana a redução também é de 70%, mas naqueles casos de linhas em cidades do interior, a frota pode ser de até 60%. 

Os protestos de caminhoneiros pela redução do preço do diesel seguiram com bloqueios parciais em estradas federais do Rio Grande do Norte, neste domingo (27). Caminhões com combustíveis, alimentos e outros tipos de produtos ficaram parados nas manifestações. 

 (Por G1 RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário