sexta-feira, 24 de abril de 2020

Projeto de deputado do RN quer multar quem divulgar fake news sobre coronavírus. Projeto de Sandro Pimentel (PSOL) quer multa de R$ 1 mil para pessoas que divulgarem ou compartilharem fake news a respeito da doença

NORMA
 
 Sandro Pimentel (PSOL)

O deputado Sandro Pimentel (PSOL) protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para combater a disseminação de notícias falsas sobre a doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus.

“As fake news, além de atrapalharem o trabalho de conscientização dos órgãos de Saúde e do Governo no combate às enfermidades, acabam causando pânico e colocando em risco a segurança e a saúde das pessoas, o que é definido em lei como contravenção penal”, explicou Sandro Pimentel.

O projeto busca impedir a divulgação ou o compartilhamento, por qualquer meio, de notícia ou informação falsa, que afete o interesse público ou vise à obtenção de vantagens de qualquer natureza em temas relacionados à pandemia do novo coronavírus.

O texto da futura norma estabelece multa de R$ 1 mil para pessoas que divulgarem ou compartilharem fake news a respeito da doença, causando pânico ou tumulto social. A pena será dobrada se a notícia for comprovadamente atribuída a alguma autoridade pública.

Ainda conforme o texto do projeto, os recursos obtidos com as punições devem ser revertidos para o combate à pandemia, no estado.

(Por:AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário