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Obras de acesso ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante ainda não têm iluminação. (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)
Quatro anos se passaram, outra Copa do Mundo de futebol se aproxima, e
ao menos quatro obras previstas para serem entregues no Mundial de 2014
no Brasil não foram concluídas no Rio Grande do Norte. Os projetos de
responsabilidade da Prefeitura de Natal e do governo estadual dizem
respeito principalmente à mobilidade urbana e ao saneamento.
Como uma das 12 cidades-sede do Mundial realizado no país, a capital
potiguar recebeu a construção da Arena das Dunas e do Aeroporto de São
Gonçalo do Amarante, na sua região metropolitana. Os dois
empreendimentos foram construídos e são administrados atualmente pela
iniciativa privada.
Porém, as obras complementares, como os acessos ao terminal aeroviário e
a drenagem na região próxima ao estádio, que ficaram sob
responsabilidade do poder público, não foram concluídas.
Agora, alguns projetos parecem estar mais próximos da conclusão, outros seguem sem previsão de entrega à população.
Calçadas
A obra mais atrasada é a de reforma e padronização de 55 quilômetros de
calçadas nas avenidas que dão acesso à Arena das Dunas, na Zona Sul da
capital potiguar. A obra que começou em 2013 e custaria R$ 14 milhões
não chegou a 5% de execução e foi paralisada. Um dos problemas era a
previsão de mais de 500 desapropriações na região.
A Prefeitura suspendeu o contrato e começou a elaborar novos projetos,
que não contam com desapropriações e reforma de 42 quilômetros de
calçadas. As licitações para elaboração dos projetos só aconteceram em
2017. Depois dessa etapa, ainda serão feitas as planilhas orçamentárias e
uma nova licitação para execução da obra.
O G1
procurou a Secretaria de Obras de Natal na quarta-feira (16) e na
quinta-feira (17), mas foi informado que não poderia ser atendido pelo
secretário Tomaz Neto nesses dias, para estabelecer prazos e valores da
obra. Essa obra fazia parte do Lote 1 de obras de mobilidade urbana para
a Copa em Natal.
Macrodrenagem
A outra obra que fazia parte do Lote 1 e ainda se arrasta também fica
no entorno da Arena das Dunas, mas embaixo da terra. Trata-se da
construção de um túnel de macrodrenagem que acabaria com dezenas de
pontos de alagamentos na região próxima ao estádio da Copa. O projeto
previa construção de 4,7 quilômetros de túnel entre as lagoas de
captação pluvial no entorno da Arena das Dunas e o Rio Potengi.
Iniciado também em 2013, o serviço foi suspenso depois que foi
constatado risco de desabamento da estrutura. A Prefeitura informou que
precisaria de mais de R$ 30 milhões para fazer aplicação de concreto e
fortalecer as estruturas do túnel e a obra ficou parada até o recurso
ser aprovado.
A previsão para o custo final foi ampliada para cerca de R$ 194
milhões. Segundo a prefeitura, a obra já ultrapassou os 80% de execução.
Porém, ainda falta a abertura de mais de 1 km de túnel. A conclusão do
projeto também emperra na burocracia e no surgimento de novas demandas
dos órgãos ambientais. São estimados pelo menos oito meses para
finalização.
Acesso ao aeroporto
A construção dos acessos ao Aeroporto Internacional Governador Aluízio
Alves, que também deveríam estar prontos para a Copa, já consumiram R$
95 milhões. Esse foi o único projeto que ficou sob responsabilidade do
governo do estado. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) afirma
que o acesso sul, a última etapa que faltava, já está sendo usado pelos
motoristas.
O trecho de 19 quilômetros que liga o terminal à BR-304 está asfaltado e
sinalizado. A ponte também foi concluída. Apesar disso, ainda falta a
instalação da iluminação na área. E quando essa etapa for contruída, o
governo deverá inaugurar a obra sem o viaduto que era previsto para
ligar a estrada à BR-304. Ainda falta dinheiro para essa etapa.
A obra deverá ser entregue em até 60 dias, de acordo com previsão do
órgão. Sem o viaduto, o Departamento Nacional de Infraestrutura de
Transporte (Dnit), responsável pela BR, autorizou um acesso comum entre a
via estadual e a federal.
Mobilidade
Outras obras que estão paradas são as que compõem o Lote 2 das obras
para a Copa em Natal, que envolvem melhorias na avenida Capitão-Mor
Gouveia, no Viaduto da Urbana e na avenida Tomaz Landim, além da criação
de corredores de ônibus. A obra parou por causa da desistência da
empresa que tinha sido contratada e falta de recursos.
O G1 não conseguiu informação da Secretaria de Obras do Município sobre quanto foi feito e novas previsões para as obras.
(Por G1 RN)
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