segunda-feira, 8 de abril de 2019

Três dias após transplante, Brunninha não resiste e morre no Recife

ADEUS BRUNNINHA
 Brunninha está internada na UTI após o transplante de coração

A menina Brunna Lopes Barbosa, de 7 anos, a Brunninha, morreu na noite deste domingo, 7, em Recife. Ela estava internada no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), órgão que se prontificou para recebê-la após mobilização nas redes sociais em prol da jovem. A informação foi confirmada pela TRIBUNA DO NORTE com a instituição.

De acordo com o Dr. Fernando Figueira, chefe de cirurgia cardíaca do IMIP, a instituição divulgará um laudo "da forma mais abrangente possível" sobre as causas da morte nesta segunda-feira, 8, pela manhã, mas salientou que o estado de Brunninha desde quando chegou, até após o transplante era muito grave e que foi preciso, inclusive, ligá-la novamente a um coração artificial após o procedimento cirúrgico a qual foi submetida na quinta-feira.

O caso 
Brunninha sofria com um problema congênito chamado "transposição das grandes artérias", que acontece quando o paciente nasce com uma inversão das ligações da aorta e artéria pulmonar com o coração. Tal patologia faz com que o sangue pobre em oxigênio não circule para o caminho convencional, que seria os pulmões. Mesmo após duas cirurgias, o transplante feito na última quinta-feira foi tido como a única solução.

O drama de Brunninha foi conhecido através de mobilização nas redes sociais. A partir disso, uma vaga no IMIP foi disponibilizada e uma UTI Móvel foi cedida para transportá-la até a capital pernambucana. 

Por lá, Brunninha passou por um transplante na madrugada da última quinta-feira, 4, já na IMIP. Desde então, estava na UTI em estado "muito grave", até este domingo, quando não resistiu.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e o Governo do estado, emitiram nota sobre o caso. Confira as notas na íntegra:

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vem a público lamentar o falecimento neste domingo (7) da pequena Brunninha, uma criança cardiopata de apenas 7 anos que emocionou todo o Rio Grande do Norte. Nos solidarizamos com toda família; amigos; equipe médica; a Associação dos Amigos do Coração (Amico); a Central de Transplantes do RN e todos que se envolveram na luta pela vida.

Brunninha é um exemplo de amor ao próximo; de solidariedade e cidadania.

Com pesar, em nome dos servidores do legislativo; dos deputados estaduais e do presidente, Ezequiel Ferreira, a Assembleia Legislativa presta solidariedade a todos e lamenta a despedida tão precoce.

Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

A notícia da morte da menina Brunninha entristece a todos nós. Desde a semana passada estávamos aflitos, em orações, o Rio Grande do Norte todo torcendo para que a cirurgia de transplante de coração fosse realizada com sucesso. À família, amigos, aos profissionais que cuidaram de Brunninha com tanta dedicação e carinho, os nossos sentimentos, nossas preces. Nessas horas faltam-nos as palavras. Que as lembranças dos bons momentos por ela vividos ajudem os pais, parentes e amigos a superarem a dor e a saudade. Em nossos corações, Brunninha viverá para sempre!
Fátima Bezerra
Governadora do Rio Grande do Norte


(por:TN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário