sábado, 30 de abril de 2016

Obras de ponte sobre o Rio Doce devem ser concluídas em julho

RIO DOCE
 
A ponte sobre o Rio Doce, que está sendo construída na Avenida João Medeiros Filho que cedeu no início deste ano, deve ser concluída em julho. A primeira etapa da obra, que  correspondente à fundação da nova estrutura, foi finalizada na última quinta-feira (28), mas ainda restam as  finalizações das instalações das vigas de sustentação e laje de concreto  que estão em execução.  
Enquanto isso, o trânsito em uma das principais vias de acesso à Zona Norte de Natal, e também às praias do litoral potiguar, continua comprometido com congestionamentos frequentes, principalmente nos horários de maior movimento como o início da manhã e final da tarde.
 
// Enquanto as obras de recuperação do pontilhão sobre o Rio Doce não são concluídas, o trânsito, principalmente de veículos pesados, continua causando transtornos aos motoristas nas horas de maior movimento
 
O engenheiro residente da obra, Renan Pinto, disse que esses transtornos são momentâneos e necessários para que a construção ganhe o ritmo necessário. Ele  pede a compreensão dos motoristas que precisam trafegar pela avenida e afirma que as etapas estão sendo concluídas dentro do tempo previsto antes do início das alterações no local.
 
A parte de fundação, por exemplo, foi finalizada em 20 dias, permitindo que o restante da obra siga dentro do cronograma. “A gente começou a instalação no dia 8 de abril e, inicialmente, fez apenas o bate-estaca e a cravação dos perfis metálicos”, especificou Renan Pinto, acrescentando que esta era a etapa mais complicada de todas, quando foi preciso utilizar uma espécie de marreta, erguida por um cabo de aço ligado a um motor, para concluir a fundação da estrutura.
 
Após essa etapa, o engenheiro explica que serão iniciadas as alterações na parte superior da ponte e, posteriormente, na parte inferior. “Nas próximas etapas, iremos iniciar fazendo a superestrutura, que são as vigas e a laje, e em seguida, por último, a infraestrutura, que é a contenção do aterro”, elenca.
 
 // Construção dos bueiros está em fase de finalização na Redinha
 
Atualmente, existem dois bueiros de lata sob a Av. João Medeiros Filho, que dão vazão às águas do Rio Doce. Um terceiro foi aterrado há alguns anos, por ter causado o afundamento de parte da via, e não serve mais para o escoamento do curso de água.
 
De acordo com estimativas, esse tipo de estrutura tem durabilidade de até 30 anos. No entanto, um dos canais já se rompeu no último mês de janeiro, fazendo afundar parte da avenida por onde passa um fluxo intenso de veículos com direção à Zona Norte, região administrativa mais populosa da capital.
 
A estrutura apresenta falhas e rachaduras largas que estremecem quando algum veículo, mesmo os de médio porte, trafega por ela. No lugar da atual passagem elevada, ficará um bueiro celular feito de concreto, muito mais resistente.
 
O afundamento do trecho provocou um engarrafamento quilométrico no dia 9 de janeiro. Uma vez que a via precisou ser interditada pelo Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) enquanto eram feitos os reparos. Uma ordem de serviço, assinada pelo governador Robinson Faria em março, assegurou os recursos para o início da construção de um pontilhão sobre o Rio Doce, que está orçada em mais de R$ 718 mil.

// Próximo ao Rio Doce, há vários trechos com limitação de tráfego
 
De acordo com o engenheiro Renan Pinto, a obra é importante para que situações como a registrada no início deste ano não voltem a acontecer. “A obra tem uma importância maior em questão de segurança, já que a estrutura atual está sofrendo recalques”, afirma.
 
Moradores esperam melhorias  após conclusão da obra
 
Para quem mora às margens do Rio Doce, o medo de cheias em dias de chuva forte já é uma constante. No entanto, de acordo com a comerciante Maria da Paz, 31, nem sempre foi assim. Ela mora há  quase vinte anos na mesma casa, ao lado da Avenida João Medeiros Filho, onde também instalou um bar, e lembra que os alagamentos se tornaram mais frequentes nos últimos anos.
 
“Isso começou a acontecer de uns três ou quatro anos pra cá. Antes a água subia, mas não chegava a entrar na casa, mas agora, quando a chuva é forte mesmo, chega até aqui”, conta Maria da Paz, apontando para o alpendre na entrada da residência.
 
A moradora espera que situações dessa natureza não voltem a acontecer após a conclusão da ponte, que deve ser mais eficiente em dar vazão à correnteza do rio. “Acho que vai melhorar, sim! É o que a gente espera, né?”.
 
Outro morador da região ribeirinha, Moisés Cruz, 44, acredita que os motoristas terão mais segurança em passar no trecho, quando o bueiro celular de concreto tiver sido instalado. Ele afirma já ter presenciado diversos acidentes no local, inclusive de pessoas que se desequilibraram e caíram dentro do Rio Doce.
 
“Um rapaz de moto já caiu aí e tudo. Ele tentou desviar de um buraco na pista, perdeu o controle e caiu dentro do rio. A gente que teve que socorrer ele”, ressalta. Além desse caso, ele também relata que caminhões, ônibus e outros veículos mais pesados, quando passam sobre o local, estremece toda a estrutura que apresenta várias rachaduras.
 
Em abril de 2012, o trecho também cedeu no sentido Zona Norte - Centro. Na época, a parte da via que afundou já apresentava rachaduras, mas nada havia sido feito para solucionar o problema. Após o acontecido, a pista foi recuperada, mas a estrutura continuou sem melhorias.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário