sábado, 30 de abril de 2016

Natal ganha Unidades de Saúde da Família reformadas e ampliadas. Prefeitura melhora a qualidade do atendimento à população na rede pública. Mais de R$ 1 milhão já foram investidos na reestruturação de postos.

REDE DE SAÚDE
 
Logo Prefeitura do Natal

conteúdo de responsabilidade do anunciante
Unidade de Estratégia de Saúde da Família do conjunto Gramoré é um dos novos postos entregues pela Prefeitura (Foto: Marco Polo/Prefeitura do Natal)Unidade de Estratégia de Saúde da Família do conjunto Gramoré é um dos novos postos entregues pela Prefeitura (Foto: Marco Polo/Prefeitura do Natal)
 
O trabalho da Prefeitura de Natal para aumentar e melhorar o atendimento da rede pública municipal de Saúde não para. Nos últimos dias, a população de quatro importantes comunidades da capital potiguar ganhou Unidades de Estratégia de Saúde da Família reformadas e ampliadas. Foram entregues os postos dos bairros Nazaré, Guarapes e dos conjuntos Gramoré e Santarém. Os investimentos nessas obras recursos ultrapassaram R$ 1 milhão em receitas próprias do Tesouro Municipal e em repasses do governo federal por meio do Ministério da Saúde.

As obras fazem parte do amplo processo de reestruturação das unidades existentes, comandado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse trabalho de reestruturação inclui a construção de novos equipamentos e reformas e ampliação de outras estruturas, melhorando cada vez mais o atendimento aos natalenses. Como resultado, vários bairros estão ganhando centros renovados e melhor aparelhados.

As melhorias das unidades foram significativas. No bairro Nazaré, toda a área foi climatizada e reequipada para trazer mais comodidade aos mais de 3 mil pacientes que, em média, buscam atendimento mensalmente no local. A unidade conta com três médicos, três enfermeiras, 16 agentes comunitários, três odontólogos e três auxiliares de saúde bucal, que prestam serviços de vacinação, curativos, atendimento clínico e de enfermagem, pré-natal e tratamento odontológico.

A Unidade de Estratégia de Saúde da Família do bairro Guarapes também ganhou cara nova e passou a contar com salas climatizadas para consultas médicas e odontológicas, de preparo, vacinação, atendimento ginecológico e nebulização, farmácia, duas baterias de banheiros, recepção mais espaçosa, copa e administração, além da parte externa. A área construída da unidade foi ampliada em 300 metros quadrados.

Da mesma forma, a unidade de saúde da família do Gramoré, localizada no Distrito Sanitário Norte I, foi totalmente reformada dentro dos padrões de acessibilidade, proporcionando maior conforto e ambiência à população do conjunto. A reforma da unidade contou com a implantação do novo forro do salão de eventos, climatização das salas, calçamento do estacionamento, pintura de toda a unidade, fachada com identificação, troca de todas as portas quebradas, conserto do muro dos fundos, retalhamento para resolver problemas de infiltrações e a limpeza e higienização da caixa de água.
 

Pefeito Carlos Eduardo e secretário Luiz Roberto Fonseca conferem a nova estrutura do posto recém-reformado no bairro Guarapes (Foto: Marco Polo/Prefeitura do Natal)Pefeito Carlos Eduardo e secretário Luiz Roberto Fonseca conferem a nova estrutura do posto recém-reformado no bairro Guarapes (Foto: Marco Polo/Prefeitura do Natal)
 
Com mais de 3 mil atendimentos realizados mensalmente, a unidade também realiza diversos programas do Ministério da Saúde, como o planejamento familiar, a prevenção do câncer uterino, a marcação de todos os especialistas e a prevenção ao diabetes, entre outros.

O processo de reestruturação da Saúde pública em Natal prossegue em outras comunidades. Há mais unidades sendo reformadas. Nos próximos dias, serão entregues mais postos com novas estruturas, entre eles os localizados em Santarém, Vila Verde, Nova Natal, Quintas, Soledade 2, Candelária e Pajuçara.

O prefeito Carlos Eduardo enaltece o trabalho e a dedicação de todos os que fazem a rede pública municipal de Saúde. Ele também ressalta que, mesmo com a crise financeira, a administração municipal tem investido muito no setor. "Eu sempre tive em mente que era necessário limpar a cidade, dar atenção à educação e à saúde. Quando assumi esta gestão, infelizmente, as unidades de saúde estavam acabadas. Mas nós, apesar das dificuldades financeiras, estamos reformando, ampliando e climatizando os nossos postos de saúde. Até agora, foram 18", contabiliza o prefeito.

Saúde como prioridade
A Saúde é uma área que vem recebendo todas as atenções da Prefeitura de Natal. Os investimentos no segmento ultrapassaram o mínimo previsto na Constituição Federal, em 2015. A legislação prevê uma obrigação legal na aplicação de 15% das receitas por parte dos governos municipais, mas a atual gestão do Município chegou ao patamar de investimentos na área de 26,30% com a implantação de novos serviços, a ampliação da oferta dos que já existiam e os investimentos em pessoal. Para 2016, essa tônica seguiu com a inauguração da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Potengi, além da ampliação e transferência da maternidade das Quintas, que ocasionou na abertura da Maternidade Araken Pinto.

Dentro do planejamento da SMS está prevista também a realização, nas próximas semanas, do concurso público para provimento de cargos de todas as carreiras da área da saúde. Serão oferecidas mais de 1.300 vagas, englobando médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, técnicos de enfermagem, dentre outras funções.
Logo Prefeitura do Natal
conteúdo de responsabilidade do anunciante

por:G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário