De acordo com as autoridades, o incêndio começou na tarde de segunda-feira na área de Laguna Verde e se espalhou para a colina Playa Ancha, onde muitas casas de madeira estão localizadas. Fortes ventos contribuíram para que o fogo se espalhasse rapidamente.
O subsecretário do Interior, Mahmud Aleuy, disse que cerca de 100 casas foram danificadas, e, de acordo com o governador regional Gabriel Aldoney, mais de 500 casas estão “em risco”.
O Corpo de bombeiros, soldados e trabalhadores da floresta estavam nas colinas tentando apagar o fogo, que foi alimentado por ventos de até 30 quilômetros por hora, baixa umidade e altas temperaturas. No entanto, o trabalho tem sido dificultado porque a área possui muitos barrancos, as estradas são estreitas e as redes de água são escassas.
Moradores de Valparaíso, que fica a 115 quilômetros da capital, Santiago, estão usando máscaras para se protegerem da densa fumaça. Em 2001, um incêndio florestal destruiu 2.500 casas e matou 15 pessoas nas colinas que cercam Valparaíso.
(com Estadão Conteúdo e AFP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário