segunda-feira, 16 de julho de 2018

Donald Trump chega a Helsinque para cúpula com Vladimir Putin. Espera-se uma discussão sobre conflitos na Síria e na Ucrânia, controle de armas e suposta ingerência russa nas eleições americanas de 2016

POLÍTICA
 
 O presidente americano Donald Trump e o presidente russo, Vladimir Putin (Chris Kleponis - Pool/Getty Images - Mikhail Svetlov/Getty Images)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desembarcou neste domingo em Helsinque, na Finlândia, para a sua primeira cúpula formal com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta segunda-feira O avião que levou Trump pousou no aeroporto da capital finlandesa às 21h (horário local; 15h de Brasília) procedente do Reino Unido, onde ele se reuniu com a rainha Elizabeth II e fez uma rápida viagem particular à Escócia, onde possui um resort com campo de golfe.

Na cúpula de segunda-feira, espera-se que Trump e Putin debatam os conflitos na Síria e na Ucrânia, o controle de armas e a suposta ingerência russa nas eleições americanas de 2016, um tema sobre o qual o presidente americano mostrou-se cético.

Trump não quis definir objetivos claros para a cúpula, e a apresentou mais como uma oportunidade para conhecer melhor Putin e determinar se é possível um avanço nas deterioradas relações bilaterais. “Vou com poucas expectativas. Não vou com expectativas altas”, frisou Trump em entrevista à rede de televisão americana CBS News.

Em uma série de tuítes antes de chegar em Helsinque, Trump se queixou do que percebe como uma falta de apoio em seu país à cúpula, e disse que mesmo se Putin lhe entregasse a cidade de Moscou, ele seria criticado por não “ter conseguido também São Petersburgo”.

Trump e Putin se reunirão a sós no começo da cúpula, com a única companhia de seus intérpretes, e o encontro será concluído com uma declaração conjunta e uma entrevista coletiva no Palácio Presidencial de Helsinque.

‘América num lugar melhor’

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, comemorou neste sábado a disposição de Trump e de Putin de realizar uma reunião bilateral. “É muito, muito importante. Estou confiante que o encontro vai colocar a América em um lugar muito melhor”, afirmou Pompeo, em conversa com jornalistas. O secretário deve participar da cúpula.

O encontro na Finlândia marca a última parada de Trump no périplo pela Europa, onde o presidente dos Estados Unidos participou da cúpula de líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), jantou com a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, e se encontrou com a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II.

Neste sábado, na Escócia, país de origem da mãe dele, Trump não cumpriu agenda formal. Ele apenas jogou golfe e tuitou — contra o multiculturalismo europeu, a CNN e aqueles que sugerem que ele fez parte do conluio da Rússia para interferir nas eleições de 2016.

A passagem de Trump pelo Velho Continente também tem sido marcada por polêmicas. Ele foi recebido com protestos em Londres e na Escócia e deu declarações embaraçosas sobre o desempenho da premiê britânica nas negociações do Brexit.

(Por agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário