domingo, 29 de julho de 2018

FIERN/Certus: Lula lidera corrida presidencial no RN. Mesmo preso, ex-presidente tem 24% das intenções de votos espontâneos no estado

PESQUISA
 
 Foto: Ricardo Stuckert

Pesquisa elaborada pela FIERN/Certus, divulgada na manhã deste domingo (29), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para a presidência da República no Rio Grande do Norte.

Mesmo preso na carceragem da Polícia Federal (PF), em Curitiba, desde abril, o petista tem 24% das intenções de voto no cenário espontâneo, quando não são apresentados os nomes dos candidatos.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) aparece em segundo lugar com 6% das intenções de voto. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro, com 3%. Geraldo Alckmin (PSDB) desponta apenas na quarta colocação, com menos de 1% do eleitorado. O número de indecisos é de 63%.
 
A pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar 2018” foi realizada em todo o estado pela Certus para a Federação das Indústrias e está registrada sob os números RN-08199/2018 e BR-04763/2018. Vários cenários eleitorais são levantados junto aos eleitores.

CENÁRIO ESTIMULADO

Lula também lidera a pesquisa no cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Neste cenário, a margem do ex-presidente é ainda maior. O petista tem 47% das intenções de voto. Bolsonaro aparece na segunda posição com 8%. Ciro Gomes vem em seguida (5%), acompanhado de Marina Silva (Rede – 2%). O número de indecisos foi de 33%.

SEM LULA

No cenário sem a participação do ex-presidente Lula, a preferência do eleitorado para o pedetista Ciro Gomes. O ex-ministro conquistou 11,7% do eleitorado. Bolsonaro segue em segundo com 9% das intenções de voto e um possível candidato do PT desponta na terceira posição, com 8,87%.

Com a saída de Lula do cenário estimulado crescem os números de Nenhum (26,81% para 44,40%) e Não Sabe (6,45% para 12,77%).

REJEIÇÃO

No cenário para Presidente da República, o candidato mais rejeitado é o deputado federal Jair Bolsonaro, com 19,11%. Sendo que 18,15% dos entrevistados rejeitam todos os candidatos e 14,37% não rejeitam nenhum candidato.

PESQUISA

A pesquisa Retratos da Sociedade Potiguar será divulgada ao longo da manhã deste domingo (29). O portalnoar.com.br acompanha a divulgação dos números.

(Portal no Ar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário