sexta-feira, 27 de outubro de 2017

87% dos natalenses aprovam o projeto de modernização do Alecrim. Pesquisa também mediu grau de frequência ao Alecrim, motivos da não frequência ao comércio do bairro e aspectos a serem melhorados, segundo a população

PESQUISA PERFIL/ PORTAL NO AR
 

O cadastramento de comerciantes informais iniciado pela Prefeitura de Natal para remover bancas e liberar as calçadas, como ponto de partida para um projeto de modernização do bairro mais comercial de Natal, iniciou uma discussão, que já mobiliza a cidade, em torno do assunto. Instigado pela polêmica, o Portal No Ar quis conhecer a opinião da população e, em parceria com o Instituto Perfil, realizou uma pesquisa, que revelou que 87,64% dos natalenses concordam com o projeto de modernização do bairro.

Entre os dias 20 e 22 de outubro, a pesquisa ouviu 801 moradores de Natal. A amostra foi distribuída sobre a cobertura geográfica da cidade, de forma a representar proporcionalmente as quatro regiões administrativas da capital (Norte, Sul, Leste e Oeste). A técnica empregada na pesquisa foi a de realização de entrevistas domiciliares, através da aplicação de questionários com questões abertas, fechadas e semi-abertas, algumas com múltiplas opções de resposta, o que permitiu o cruzamento das informações, para refletir de forma fidedigna a opinião dos nalatenses quanto ao projeto de modernização do Alecrim.

Foi perguntando aos entrevistados se concordavam com o projeto de modernização do comércio do Alecrim, com a desocupação das calçadas e ruas, além da melhoria do centro comercial do bairro, com calçadas padronizadas  e iluminadas, espaços para estacionamento, reforma da praça Gentil Ferreira e um novo e maior relógio do Alecrim. Antes de responder, foram apresentadas aos entrevistados algumas imagens do projeto disponibilizadas para a pesquisa.

Pesquisa ouviu natalenses nos quatro cantos da capital
Pesquisa ouviu natalenses nos quatro cantos da capital

Dos 87,64% que se declararam a favor do projeto, 78,03% disseram concordar plenamente, e 9,61% concordam em parte. Apenas 11,24% discordam. 0,50% são indiferentes e 0,62% não souberam responder.

“O detalhamento desses números mostrou que em ambos os sexos, em todas as faixas de renda familiar, em todas as regiões da cidade pesquisadas, em todas as faixas etárias e em todos os níveis de instrução, a maioria absoluta aprova o projeto de modernização do comércio do Alecrim”, ressalta Fernando Figueiredo, diretor o Instituto Perfil Pesquisas Técnicas.

A pesquisa foi realizada obedecendo a dados estatísticos do IBGE. A maior parte dos entrevistados se enquadrou na faixa etária de 25 a 44 anos, mulheres, com nível médio de instrução (segundo grau).

A renda familiar de 65,17% dos entrevistados é de até dois salários mínimos.  26,97% dos ouvidos declararam que ganham de dois a quatro salários mínimos.

A pesquisa também teve como objetivos medir o grau de frequência ao Alecrim, motivos da não frequência ao comércio do bairro e aspectos a serem melhorados na opinião de quem vai e de quem não vai ao Alecrim. Números que o Portal No Ar esmiuçará ao longo dos próximos dias.

(Portal no Ar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário