sábado, 28 de outubro de 2017

Projeto Pensando a Grande Natal promove debate sobre segurança pública. Estiveram presentes representantes do Sindicato da Polícia Civil, das Secretarias Municipal e Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e representantes do Sindforte

AUDIÊNCIA
 
 Reunião aconteceu na manhã da última sexta-feira, 27

Dando continuidade aos ciclos de discussões do Projeto Pensando a Grande Natal, idealizado pela Escola do Legislativo Miguel Arraes, em parceira com a Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos, foi realizada, na manhã desta sexta-feira, 27, audiência pública para discutir a temática “A grande Natal são muitas: a problemática da (IN) segurança pública”. Estiveram presentes representantes do Sindicato da Polícia Civil do RN, das Secretarias Municipal e Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e representantes do Sindicato Estadual dos Trabalhadores Vigilantes em Transporte de Valores (Sindforte-RN).

“A cada três horas e meia uma pessoa é assassinada no Rio Grande do Norte e já estamos com mais de dois mil homicídios no estado. Não se fala em outra coisa senão sobre a problemática da insegurança no Rio Grande do Norte. Por isso,  é importante esse debate com as instituições públicas e com a sociedade para que possamos encontrar soluções práticas em prol de diminuir esses índices altíssimos que amedronta o natalense”, disse o vereador Sandro Pimentel (PSOL), presidente da Comissão de Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Habitação, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos.

Segundo João Paulo Mendes, Secretário da Semdes, para que os índices de violência e criminalidade diminuam é preciso desenvolver políticas públicas de segurança em conjunto com políticas de segurança pública. “As pessoas muitas vezes confundem, mas existem diferenças. A política de segurança pública é aquela política ostensiva onde colocamos a polícia na rua para o combate ao crime. A política pública de segurança é um trabalho realizado em conjunto entre a pasta da segurança e outros setores como a educação, saúde, habitação, esporte e lazer com o desenvolvimento de ações que contribuam para a redução da violência como vias mais iluminadas, programas de educação e esporte que retirem crianças das ruas e incentive os estudos”, afirmou o secretário.

Entre as ações desenvolvidas pela Prefeitura do Natal para o combate à criminalidade o secretário da Semdes citou os programas Rondas e Rope. “O “Ronda da Saúde” (Rondas) é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, executado pelos profissionais da Guarda Municipal, para resguardar os profissionais de saúde contra assaltos e arrombamentos nos serviços de saúde. Já o Rope é o programa de Ronda de Proteção Escolar que tem o  objetivo de inibir a violência nas escolas e áreas adjacentes”, explicou João Paulo Mendes.

De acordo com o presidente do Sinpol RN, Nilton Arruda, um grande problema da crise na segurança pública no Rio Grande do Norte é a falta de investimentos por parte do Governo nas polícias do estado. “O atual governo não tem compromisso com a segurança pública, muito menos com a polícia civil, que é a polícia investigativa. Dos orçamentos previstos em 2015, dos mais de 9 milhões, foram investidos na polícia civil apenas de 13 mil  e 700 reais. Não se pode trabalhar sem estrutura, sem investimento e esse investimento não é apenas em colete ostensivo ou viatura, mas também em ferramentas investigativas como banco de dados e software  de análise de vínculos”, comentou Nilton Arruda.

O  projeto “Pensando a Grande Natal” projeto tem como objetivo desenvolver estudos e debates sobre os problemas da região metropolitana de Natal. “Nossa proposta é desenvolver ações que de fato ajudem no bem estar da sociedade, ações de mobilidade, sustentabilidade, segurança pública e demais setores. Nós observamos quais são as questões mais prementes e colocamos em debate como hoje com a problemática da insegurança”, afirmou Michelle Paulista, diretora da Escola do Legislativo.


(AgoraRN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário