domingo, 29 de outubro de 2017

Após cirurgia na próstata, Temer deve ter alta na segunda-feira. O presidente, diagnosticado com hiperplasia benigna da próstata, está internado em São Paulo

CIRURGIA
 O presidente Michel Temer  (Foto:  Adriano Machado/REUTERS)
 O presidente Michel Temer (Foto: Adriano Machado/REUTERS)

Após passar por uma cirurgia de raspagem de próstata na noite de sexta-feira (27), o presidente Michel Temer passa bem, segundo os médicos que o assistiram. O  presidente havia sido diagnosticado com retenção urinária por hiperplasia benigna da próstata. A condição é comum. Em homens com mais de 50 anos, a incidência é de 50%. Naqueles, com mais de 80, chega a 90% – Temer está com 77 anos. Em um tamanho maior, a próstata comprime a uretra e impede o paciente de urinar.

“Clinicamente ele está muito bem, passou a noite em uma (unidade de terapia) semi-intensiva, já está no apartamento e deverá receber alta na segunda-feira (30) de manhã”, informou o medico Roberto Kalil Filho, durante coletiva de imprensa no início da tarde deste sábado (28). O presidente está internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Antes do problema, na próstata, Temer já havia sido diagnosticado com obstrução parcial de artéria coronária. Kalil informou que nenhum procedimento cardiovascular foi realizado. “Primeiro resolvemos a próstata e, no futuro, vamos ver a parte cardíaca”, afirmou. “Ele está estável do ponto de vista cardiovascular, vai ficar alguns dias sem os medicamentos antiagregantes”.

O urologista Miguel Srougi, médico responsável pela cirurgia da próstata, informou que o procedimento foi emergencial. “Já tinha passado a fase aguda de Brasília, mas ele estava carregando a sonda que é muito desconfortável, ficou dois dias trabalhando com ela – além do desconforto, ainda tem a dor", disse. O presidente já havia passado por uma cirurgia de próstata, em razão de um crescimento benigno, há sete anos. Segundo Srougi, considerando o procedimento anterior, o novo ocorreu sem intercorrências. “Todo homem que opera a próstata com crescimento benigno, depois de alguns anos, está sujeito a apresentar sangramentos”, disse. Srougi afirmou ainda que foi realizada uma biópsia, que mostrou que o aumento é benigno. 
 
A alta hospitalar está prevista para a manhã de segunda-feira (30), segundo Kalil. O médico informou que o presidente deve ficar em repouso em São Paulo até terça-feira (31).

(Época)

Nenhum comentário:

Postar um comentário