sábado, 28 de outubro de 2017

Natalenses apontam quais melhorias querem no Alecrim. Segurança, trânsito, estacionamento, calçadas e ruas ocupadas, e limpeza foram as mais citadas

MELHORIAS NO ALECRIM
 

A pesquisa Perfil/Portal NoAr perguntou aos moradores de Natal o precisa ser melhorado no Alecrim. Mais segurança, trânsito fluindo, mais espaços para estacionamento, desocupação de calçadas e ruas, e limpeza foram as melhorias mais reivindicadas.

Cada um dos 801 moradores de Natal entrevistados pôde citar quais seriam os três aspectos mais importantes a serem melhorados no centro comercial do bairro do Alecrim. O mais citado foi segurança com 58,93%, seguido do trânsito com 54,31%, estacionamento com 36,95%, calçadas e ruas ocupadas com 34,33% e limpeza/ higiene com 26,09%. Saliente-se que por ser uma questão com múltiplas opções de escolha o total dá mais de 100%.

Para o jornalista Ricardo Rosado, diretor do Portal No Ar e especialista em comunicação e opinião pública, a segurança foi, separadamente, o item mais citado, porque, como a pesquisa ouviu a cidade inteira, esse é o assunto que mobiliza toda capital, devido ao momento de altos números de criminalidade pelo qual passa Natal.

“Em qualquer pesquisa de opinião pública realizada hoje, a segurança estaria em primeiro lugar na boca do natalense. Mas, apesar disso, no que se refere ao Alecrim, o problema do trânsito foi quase tão citado quanto a segurança. Mais da metade dos entrevistados reclamou do trânsito. E se somarmos estacionamento e ocupação das ruas e calçadas, vemos que esses três aspectos (trânsito, falta de estacionamento e ocupação das ruas e calçadas) são o que afastam o natalense do Alecrim”, avalia o jornalista.

 Cada um dos 801 entrevistados pôde citar quais seriam os três aspectos a serem melhorados no centro comercial do Alecrim. Por ser uma questão com múltiplas opções de escolha o total dá mais de 100%.

Como foi feita a Pesquisa Perfil/Portal NoAr

A pesquisa Perfil foi encomendada pelo Portal NoAr, para revelar a opinião da população de Natal sobre a necessidade de alterações no Alecrim, e revelou que 87,64% dos natalenses concordam com o projeto de modernização do bairro.

Entre os dias 20 e 22 de outubro, a pesquisa ouviu 801 moradores de Natal. A amostra foi distribuída sobre a cobertura geográfica da cidade, de forma a representar proporcionalmente as quatro regiões administrativas da capital (Norte, Sul, Leste e Oeste) e obter de forma fidedigna a opinião dos nalatenses quanto ao projeto de modernização do Alecrim.

Foi perguntando aos entrevistados se concordavam com a desocupação das calçadas e ruas, reforma da praça Gentil Ferreira e um novo e maior relógio do Alecrim. Antes de responder, foram apresentadas aos entrevistados algumas imagens do projeto disponibilizadas para a pesquisa.

Dos 87,64% que se declararam a favor do projeto, 78,03% disseram concordar plenamente, e 9,61% concordam em parte. Apenas 11,24% discordam. 0,50% são indiferentes e 0,62% não souberam responder.

Perfil dos entrevistados
A pesquisa foi realizada obedecendo a dados estatísticos do IBGE. A maior parte dos entrevistados se enquadrou na faixa etária de 25 a 44 anos, mulheres, com nível médio de instrução (segundo grau).

A renda familiar de 65,17% dos entrevistados é de até dois salários mínimos.  26,97% dos ouvidos declararam que ganham de dois a quatro salários mínimos.

A pesquisa também teve como objetivos medir o grau de frequência ao Alecrim e motivos da não frequência ao comércio do bairro. Números que o Portal No Ar esmiuçará ao longo dos próximos dias.

(Portal no Ar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário