sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Forte tremor é sentido em Caracas e em vários estados da Venezuela. Tremor teve magnitude 4,9 na escala Richter e aconteceu 12 quilômetros ao noroeste de Valencia; réplicas foram sentidas, mas não há registro de vítimas

TREMOR NA VENEZUELA
 
 Pessoas ficam na rua depois de um tremor sentido no norte da Venezuela, em Caracas - 27/12/2018 (Manaure Quitero/Reuters)

Um forte tremor foi registrado em Caracas e em vários estados da Venezuela na madrugada desta quinta-feira (27) – informou a Fundação Venezuelana de Pesquisas Sismológicas (Funvisis).

Segundo a Funvisis, o sismo registrado à 4h59 local (6h em Brasília) teve magnitude 4,9 na escala Richter e aconteceu 12 quilômetros ao noroeste de Valencia (norte, estado de Carabobo), a 9,4 quilômetros de profundidade.

Usuários do Twitter relataram terem sentido o tremor em estados como Aragua, Miranda, Carabobo, Cojedes, Lara, Trujillo, Táchira e Mérida.

Na capital, Caracas, moradores saíram de suas casas após o fenômeno. Houve pelo menos três réplicas, a mais alta delas de magnitude 4,5.

“Minha cama balançou bastante. Me assustei muito. Os cachorros latiam, e meus vizinhos foram pra rua, porque depois foram sentidos mais tremores”, disse Karina Salcedo, uma moradora de Caracas. Em Valencia, epicentro do tremor, “o abalo foi forte”, contou Wilfredo Corniel.

Em 5 de dezembro passado, outro sismo de magnitude 4,6 foi registrado na localidade de San Felipe, estado de Yaracuy (norte). Caracas e vários estados foram afetados.

Já em 21 de agosto um prolongado sismo de magnitude 7,3, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), sacudiu a Venezuela e Trinidad y Tobago. Houve pânico e danos materiais, mas não deixou vítimas.

Registrado inicialmente como sendo de magnitude 6,3 pela Funvisis e depois corrigido para 6,9, esse sismo é, até agora, um dos mais fortes já registrados na Venezuela.


(Por AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário