sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Passarelas serão Desativadas em Natal pela STTU

PASSARELAS
 Segundo o Crea, passarela na Bernardo Vieira tem colunas deterioradas. STTU não foi notificada ainda sobre relatório do Conselho
 Segundo o Crea, passarela na Bernardo Vieira tem colunas deterioradas. STTU não foi notificada ainda sobre relatório do Conselho 

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que vai desativar as passarelas da avenida Bernardo Vieira, próximo à Urbana, e da avenida Salgado Filho, em frente à Igreja Universal. Segundo a STTU, as estruturas serão substituídas por faixas de pedestres. Nesta quinta-feira (27), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea-RN) realizou vistorias nas duas passarelas e recomendou a interdição das estruturas.

Segundo o coordenador da Câmara de Mecânica do Crea-RN, Márcio Sá, o Conselho recebeu denúncia de moradores da região próxima à passarela da avenida Bernardo Vieira. De acordo com ele, a situação dessa estrutura é a mais crítica devido ao tráfego diário já que a avenida é o principal elo entre a Zona Norte e as outras áreas da cidade. Na passarela foi observada a deterioração de colunas e travessas nas conexões que sustentam a estrutura, além da ausência do guarda-corpo em alguns trechos. A reportagem da Tribuna do Norte esteve no local, e verificou o que foi apontado pelo engenheiro, tanto a ferrugem, quanto a ausência da grade de proteção em alguns pontos. Os membros da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica do Crea observaram que o equipamento não tem recebido a manutenção necessária e recomendaram a interdição total do equipamento.

Na passarela da avenida Salgado Filho também foi observada a existência de ferrugem na parte metálica. Os engenheiros do Crea aconselham a interdição parcial da estrutura, na parte próxima às escadas. O Conselho irá encaminhar o relatório circunstanciado a respeito do que foi observado ao Corpo de Bombeiros, à Defesa Civil e à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), com a recomendação da interdição.

“O Crea não tem o poder de interditar o local. Como se trata de um equipamento de engenharia o Conselho atua preventivamente no sentido de alertar, que aquele equipamento precisa de manutenção, e que no estado que ele está corre o risco de desabar. Alertamos para que o responsável se pronuncie, os órgãos que possuem o poder de interdição são o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e a STTU”, disse o   coordenador da Câmara de Mecânica do Crea.

De acordo Newton Filho, técnico da STTU, a secretaria lançou 3 editais para a reforma das passarelas, porém nenhuma empresa se dispôs a realizar o serviço, e foram encontrados problemas de logística para realizar contratação direta.

“A Lei de Mobilidade vêm com a ideia que devemos priorizar o pedestre, então em consonância a esta lei, e devido a dificuldade de realizar a reforma, sinalizamos pela remoção das passarelas e a criação de faixas de pedestres, disse.

Será feito um estudo para definir onde estas passagens para pedestres irão ficar. Não serão necessariamente abaixo do local onde estão atualmente as passarelas, segundo a STTU. O Crea informou que realizará ainda vistorias em outras passarelas e também em parque aquáticos do RN.



(TN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário