O Governo do Rio Grande do Norte conseguiu ontem (31) a liberação
dos R$ 65,8 milhões remanescentes do Proinveste. A maior parte destes
recursos, R$ 48,3 milhões, será utilizada na contrapartida do
Pró-Transporte, o que dará novo ritmo às obras dos dois grandes eixos de
mobilidade urbana da Zona Norte de Natal.
A
liberação dos recursos aconteceu dois dias após o governador Robinson
Faria reunir-se em Brasília com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab,
e com o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Corrêa Abreu. A luta
para destravar a liberação, entretanto, vem desde o início da atual
gestão.
“O governo tem trabalhado arduamente para
viabilizar estes recursos. Com muito empenho, conseguimos vencer os
trâmites burocráticos e agora poderemos tocar obras estruturantes
importantíssimas para o estado e para Natal, como as obras do
Pró-Transporte”, assinalou o governador Robinson faria.
Em
dezembro do ano passado, o líder do Executivo estadual sancionou uma
lei que restabeleceu a legislação aprovada em 2012. A modificação na
destinação dos recursos feita através de uma lei aprovada pelo governo
em 2014 ocasionou o aprisionamento dos recursos.
Além
dos R$ 48,3 milhões para a contrapartida do Pró-Transporte, ainda foram
liberados R$ 6,2 milhões para a construção do Campus e aparelhamento da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em Natal e R$ 10,7
milhões para a construção, restauração e conservação de rodovias em
todo o estado.
De acordo com o secretário de
Infraestrutura, Jader Torres, a partir de abril as obras do
Pró-Transpote devem assumir um novo ritmo. Torres explicou que a falta
destes recursos estava emperrando a obra como um todo.
“Este
recurso do Proinveste paga a contrapartida, paga o reajustamento, paga a
empresa que faz levantamento patrimonial e paga as indenizações”,
enumerou. “A falta deste montante estava travando a obra toda. Tem
recursos da Caixa, por exemplo, que não podíamos aplicar na obra porque
não tinha a contrapartida. Não havia área liberada pra trabalhar porque
não tinha como pagar indenizações. Esta liberação vai possibilitar que a
obra ande em um ritmo pleno”, assinalou.
O
Pró-Transporte consiste na criação de dois grandes eixos em pista dupla.
O primeiro, denominado Eixo Fronteiras, parte do Gancho de Igapó, na
Avenida Tomaz Landim, percorrendo a Avenida das Fronteiras, a Avenida
Rio Doce e a Avenida Tocantínea, até o entroncamento com a Avenida Moema
Tinoco.
O segundo grande eixo, chamado de Eixo
Moema Tinoco/Conselheiro Tristão, é a continuação do primeiro, ao longo
da Av. Moema Tinoco e a Av. Conselheiro Tristão até o encontro com a Av.
João Medeiros Filho (estrada da Redinha), onde será construído o
Viaduto da Redinha, que dá acesso à Ponte Newton Navarro.
Além
da duplicação dos corredores viários, o ponto alto das obras está
relacionado à mobilidade de pedestres e à valorização do transporte
público, necessária para o pleno funcionamento do tráfego na região. A
implantação de corredores exclusivos de ônibus será um dos diferenciais
da obra que tem como objetivo dar fluidez ao transporte coletivo, além
de contar com 108 novos abrigos de ônibus. Outro benefício aguardado
pela população, e que será implantado no Pró-transporte, é a criação de
11 quilômetros de ciclovia, dando segurança a esse meio de locomoção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário