segunda-feira, 22 de junho de 2020

Com 4º maior número de mortes no RN, Areia Branca reabre parte do comércio na segunda-feira

AREIA BRANCA,  RN
 Areia Branca já teve pelo menos 34 mortes em decorrência da Covid-19
 Areia Branca já teve pelo menos 34 mortes em decorrência da Covid-19

A Prefeitura de Areia Branca prorrogou até 30 de junho o isolamento social rígido como meio de enfrentamento a Covid-19 com controle na circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas no intuito de diminuir a propagação da doença. No entanto, o Executivo implanta a partir da segunda-feira (22) um cronograma para retomada gradual das atividades que geram pouca aglomeração e se encontram economicamente em situação mais crítica. O decreto não segue o que está estabelecido em portaria estadual que trata sobre a retomada da economia no estado.

Atualmente, Areia Branca tem o 4º maior número de mortes do estado em decorrência da doença.

De acordo com a Prefeitura de Areia Branca, a liberação está condicionada ao cumprimento de protocolos específicos de segurança sanitária e os responsáveis pelos estabelecimentos deverão orientar e cobrar obediência assegurando a saúde de clientes e trabalhadores.

As atividades liberadas serão fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e a Secretaria de Tributos do município. O Comitê Gestor local para Covid-19 avaliará o cenário da pandeia no município e, a qualquer tempo, se necessário, poderá recomendar o adiamento ou o restabelecimento das fases.

Assim como a determinação estadual, a portaria de Areia Branca determina que os estabelecimentos em funcionamento durante a pandemia garantam o distanciamento interno de pelo menos 1,5m entre as pessoas. Além disso, também ficam os comerciantes obrigados a impedir entrada de integrantes dos grupos de risco, de infectados pelo coronavírus e o acesso sem máscaras de proteção; estabelecer horários alternativos para diminuir a possibilidade de aglomeração e concentração de pessoas;


planejar horários alternados para seus colaboradores; manter o teletrabalho para as atividades em que for possível a modalidade; implementar medidas de prevenção destinadas aos trabalhadores, usuários e clientes como também realizar campanha de comunicação social e cumprir o disposto na Lei Federal nº 13.589, de 4 de janeiro de 2018, e na Resolução nº 9 da ANVISA na hipótese de utilização de ar condicionado.

O Mercado Público do Município, por exemplo, passa a funcionar no horário das 5h às 11h30, com restrição de circulação de pessoas e proibição de feira livre, autorizado apenas funcionamento nos boxes disponibilizados pela administração.

A Retomada Econômica com abertura gradual das atividades em sua primeira etapa terá duração de 11 dias dividida por setores prioritários. (Veja detalhamento no fim da matéria).

Etapas

Haverá mais três etapas na liberação das atividades em Areia Branca. A etapa 2 vai tratar sobre bares, lanchonetes e similares, além de Food Parks. Na 3, quadras de esportes, praias e academias. Já na 4, estão casas de evento shows, espetáculos e indústria do entretenimento. Todas terão as datas definidas posteriormente.

Situação

Até o dia 18, Areia Branca tinha uma das situações mais graves do estado com relação ao novo coronavírus. O município, que tem aprovidamanete 28 mil habitantes, somava 34 óbitos em decorrência da doença, além de 505 casos confirmados. Ao todo, 102 pessoas estavam em tratamento, sendo 96 em casa e 6 em hospital. Há ainda 178 casos suspeitos para a doença.

Até o mais recente boletim da Sesap, apenas Natal (299), Mossoró (95) e Parnamirim (41) tinha mais mortes confirmadas em decorrência da doença do que Areia Branca.

Veja fases:

Fração 1: Dias 22 e 23/06

I – Mercado Público;
II – Papelarias, livrarias, bancas de jornais e revistas;

Fração 2: Dias 24 e 25/06

I – Atividades de informação, comunicação, design e afins;
II – Salões de beleza, barbearias e afins;

Fração 3: Dia 26/06

I – Distribuidoras, depósitos;
II – Armarinhos.

Fração 4: Dias 28, 29 e 30/06

I – Lojas de materiais de escritório e variedades;
II – Lojas de eletrônicos e de informática, de equipamentos de áudio e vídeo e de equipamentos de telefonia e comunicação;


Fração 5: Dias 01 e 02/07

I – Lojas de móveis, eletrodomésticos, colchões e utensílios domésticos;
II – Lojas de vestuário, acessórios e calçados;

Fração 6: De 03 a 07/07

I – Lojas de brinquedos;
II – Lojas de artigos esportivos;
III – Lojas de cosméticos e perfumaria.
IV – Lojas de souvenires, bijuterias e artesanatos;



(Por:Tribuna do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário